Geral

26 de 05 de 2023, 17:46

Diário

Antiga escola primária requalificada por associação de apoio a pessoas com deficiência

Antiga escola primária de Travanca de São Tomé, no concelho de Carregal do Sal, vai ter obras de requalificação com o apoio do Estado. O local serve de sede de delegação da associação Pais em Rede

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Carregal do Sal

A antiga escola primária de Travanca de São Tomé, no concelho de Carregal do Sal, vai ter obras de requalificação após a assinatura de um contrato de apoio financeiro no valor de mais de 26 mil euros. O local acolhe atualmente o núcleo Beira Dão da associação Pais em Rede, que apoia famílias de pessoas com deficiência.

O documento assinado pela Direção-Geral das Autarquias Locais, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e pela Pais em Rede prevê a comparticipação de 26.257,45 euros, que equivale a metade do valor total do investimento. Na assinatura estiveram o presidente da Câmara, Paulo Catalino, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

A coordenadora do núcleo da Pais em Rede, Célia Cortez, sublinhou a importância do apoio para a requalificação das instalações que a associação usa e que, em breve, poderá também usar um anexo à antiga escola.

O presidente da autarquia de Carregal do Sal, Paulo Catalino, destacou o apoio da tutela através do programa “Equipamentos” e elogiou a atividade da Pais em Rede que, “rumando contra a maré”, trabalha em prol das pessoas com deficiência, mesmo “sem os apoios que seriam desejáveis e necessários”.

Já o secretário de Estado, Carlos Miguel, destacou a importância do envolvimento dos municípios que “devem andar de braço dado com o poder central na prossecução dos sonhos e projetos das coletividades, das instituições e das populações”.