Geral

17 de 11 de 2023, 10:00

Cultura

Viseu: Goela Hiante e Solar Corona numa só noite no Teatro Viriato

O concerto em dose dupla é feito em parceria com o Carmo’81. Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu abrem a noite às 21h00 deste sábado, seguindo-se o grupo de rock Solar Corona

Fotógrafo: Sara Sofia de Melo

Em conjunto com o Carmo’81, o Teatro Viriato apresenta este sábado dois concertos a partir das 21h00. Goela Hiante, de Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu e Solar Corona vão musicar a noite de dia 18 de novembro.

Goela Hiante teve início em março de 2020, durante a pandemia da Covid-19. Em pleno confinamento, Adolfo Luxúria e Marta Abreu criaram o projeto com aquilo que tinham à sua disposição: livros, um iPad e um piano elétrico. Surgiu assim Goela Hiante, um disco de poesia negra e soturna, interpretada por Adolfo e musicada por Marta Abreu, que imprime um registo “minimal, obsessivo e claustrofóbico”, explica o Teatro Viriato.

O segundo concerto vai contar com a banda de rock Solar Corona Elektrische Machine, um grupo que abraça a improvisação recorrendo a instrumentos eletrónicos, digitais e analógicos. Rodrigo Carvalho fica a cargo da guitarra e dos sintetizadores, José Roberto Gomes do baixo e Peter Carvalho da bateria e percussão. Nuno Loureiro, por seu lado, fica encarregue do dub/sampling/fx. Sem a bateria, a guitarra e os amplificadores, a banda abraça o improviso através de novas percussões e novos métodos de amplificação e processamento, além de se servir do baixo, explorando duas vertentes: repetição e imprevisibilidade.