Geral

23 de 06 de 2022, 09:37

Diário

“Alto”, um musical sobre o orgulho em pertencer ao Alto Mondego

“Alto” reúne um elenco que junta 35 elementos da comunidade de Nelas, Mangualde, Gouveia e Fornos de Algodres. A estreia é esta sexta-feira, em Nelas, às 21h30

ALTO CONTRACANTO

Fotógrafo: Contracanto Associação Cultural

“Alto” é a nova proposta comunitária do Alto Mondego’ Rede Cultural. Um musical criado pela Contracanto Associação Cultural com um elenco de luxo que junta 35 elementos da comunidade de Nelas, Mangualde, Gouveia e Fornos de Algodres. “Alto” conta as histórias do quotidiano e do que une os 4 concelhos.

Ao ar livre e com entrada gratuita, a peça reúne música, dança e teatro com a dramaturgia de Sandra Leal e encenação de António Leal. “Alto” sobe ao palco, pela primeira vez, já nesta sexta-feira (24 de junho), às 21h30, em Nelas, na Praça do Município. Em Mangualde a apresentação será no dia 1 de julho, às 21h30, no Largo Dr. Couto. Em Gouveia, “Alto” chega no dia 11 de agosto, às 22h00, no Parque da Ex. Bellino & Bellino e em Fornos de Algodres o espetáculo está marcado para o dia 18 de agosto, às 22h00, no Largo da Estação de Camionagem.

O mote para uma história que traz recordações e memórias e que traz a palco a identidade comum do território. “Criamos um espetáculo muito próximo da população que relata vários momentos do quotidiano. Vamos resgatar memórias, recordações e vivências dos nossos avós e fazer uma homenagem à terra que todos partilham”, explica Sandra Leal.

A criação teve também a preocupação de trazer para palco o melhor e o mais distintivo do território. Assim, o Queijo Serra da Estrela, o Vinho do Dão, a Bordaleira e outros produtos endógenos do território também vão estar em destaque. Como explica a dramaturga, “estes produtos fazem parte do cartão de identidade comum, são uma referência nacional e projetam o território além-fronteiras. Uma homenagem às tradições, costumes e ao que de mais autêntico têm em comum.

A Direção Artística é da responsabilidade da Associação Contracanto, António Leal e Sandra Leal, e os promotores são os municípios de Nelas, Fornos de Algodres, Gouveia e Mangualde. O projeto é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


* Margarida Almeida (em estágio curricular)