Geral

25 de 11 de 2022, 09:00

Diário

55 projetos aprovados pelo Viseu Habita

Fernando Ruas vai visitar casas apoiadas pelo programa esta sexta-feira

Casas arrendamento habitação

Fotógrafo: Igor Ferreira

O município de Viseu aprovou 55 projetos no âmbito do Viseu Habita, o programa municipal que ajuda os cidadãos mais carenciados na reabilitação das suas casas.

“Tivemos 71 candidaturas e 55 foram aprovadas, no valor de 215 mil euros. Foram indeferidas seis candidaturas por não cumprimento do regulamento, cinco também não foram deferidas porque carecerem de projeto ou por falta de licenciamento. Quatro foram encaminhadas para o programa primeiro direito. Das 55 candidaturas aprovadas, 34 foram incluídas no programa Viseu Solidário”, disse na reunião de Câmara de ontem (dia 24) o presidente da autarquia Fernando Ruas.

O autarca elogiou ainda este projeto que foi criado há cerca de 20 anos e onde o município já gastou mais de oito milhões de euros.

“Eu acho este projeto extremamente importante, é a nossa contribuição para ajudar aqueles que têm dificuldade em requalificar a sua casa. Desde que iniciámos este projeto, em 2003, a câmara já gastou 8,2 milhões de euros para ajudar as pessoas com menos recursos a darem um jeitinho na sua casa”, acrescentou.

Fernando Ruas vai visitar esta sexta-feira à tarde algumas casas que foram arranjadas no âmbito deste programa. O autarca vai passar por cinco habitações, cujas obras de reconstrução ou reabilitação estão já concluídas.

As intervenções resultam de candidaturas apresentadas a este programa de apoio à reabilitação de habitações de pessoas e agregados familiares carenciados do concelho, sendo que uma delas contemplou a construção total do edifício e as restantes quatro apenas a reabilitação, nomeadamente ao nível da substituição da cobertura, de caixilharias, execução de nova rede elétrica e de águas e esgotos, remodelação da instalação sanitária, colocação de novos pavimentos e pinturas, entre outras. Estas cinco habitações usufruíram do apoio complementar do Viseu Solidário.