Geral

21 de 05 de 2021, 18:34

Diário

Adega Cooperativa de Armamar está a ser requalificada

Projeto merece um investimento a rondar as centenas de milhares de euros

adega cooperativa armamar

A Câmara de Armamar arrancou com as obras de requalificação do edifício da Adega Cooperativa. A intervenção só avançou depois de ter sido assinado um contrato de arrendamento com as Caves Vale do Rodo, com o objetivo de dar nova vida ao edifício e o integrar na estrutura da Rede de Museus do Douro.

Em comunicado, a autarquia refere que o projeto está dividido em duas vertentes: a requalificação da infraestrutura física, que conta com o apoio dos fundos comunitários e representa um investimento de 573 mil euros, e a criação de um espaço para valorizar o papel da mulher no desenvolvimento económico, social e cultural da região do Douro, que conta com o apoio do Turismo de Portugal e se traduz num investimento superior a 218 mil euros.

“A ideia é valorizar o património construído, preservando a sua autenticidade, e viabilizar a utilidade daquele espaço para estruturar a oferta turística e cultural, dando melhor resposta à crescente procura. Assim, valoriza-se turisticamente o concelho e o território, desconcentrando a procura e reduzindo a sazonalidade turística”, explica o município na nota.

A Adega Cooperativa de Armamar foi criada em 1957 e fundiu-se em 2004 com a Caves Vale do Rodo. “Desde então a utilização do edifício diminuiu face a uma nova estratégia de modernização e eficiência na gestão de instalações e recursos humanos da empresa”, acrescenta a Câmara.

Perante isto, a autarquia frisa que a Adega local “é uma instituição que faz parte da identidade coletiva dos Armamarenses, pelo serviço que presta e pela beleza e originalidade do edifício situado no centro da vila de Armamar”.