Geral

16 de 05 de 2022, 10:13

Diário

Advogados de Viseu vão fazer consultas gratuitas

Ordem assinala esta quinta-feira o Dia do Advogado com a realização de consultas jurídicas gratuitas no edifício da Segurança Social

segurança social entrada balcão

A delegação de Viseu da Ordem dos Advogados irá assinalar esta quinta-feira (19 de maio) o Dia do Advogado com a realização de consultas jurídicas gratuitas no edifício da Segurança Social.

O presidente da delegação da Ordem, João Ventura, revela que são vários os advogados que se vão disponibilizar para fazerem essas consultas “no balcão de atendimento da Segurança Social disponíveis durante o dia 19, consultando as pessoas que queiram tirar as suas dúvidas”. Segundo o dirigente, a iniciativa tem sido realizada “nos últimos anos, em parceria com a Segurança Social”.

“Pensamos que é útil esta consulta, nomeadamente para situações em que as pessoas vão querer apoios à Segurança Social e, muitas vezes, tendo uma consulta prévia, ficarão melhor esclarecidas sobre o apoio que querem pedir”, explica.

João Ventura reconhece que tanto os cidadãos como os advogados estão a passar por dificuldades, primeiro devido à Covid-19 e agora por causa da crise provocada pela guerra na Ucrânia. O dirigente refere que as pessoas “estão a sentir dificuldades em suportar as custas judiciais e o acesso à Justiça”.

“Os advogados também não são imunes à crise, estão na sociedade e passam pelas mesmas dificuldades que passam todas as demais pessoas, sendo certo que, havendo dificuldade dos cidadãos em recorrer à Justiça, também isso acaba por recair sobre os advogados”, acrescenta.

As consultas serão abertas das 10h00 às 12h00 e entre as 14h00 e as 16h00 desta quinta-feira.