Geral

14 de 09 de 2021, 14:08

Diário

Aulas em escolas de Moimenta da Beira divididas em dois semestres

Em vez dos habituais três períodos letivos, alunos têm o tempo dividido como no ensino superior. Começa logo no pré-escolar

escola moimenta da beira

Fotógrafo: D.R./Arquivo

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira adere ao novo calendário escolar semestral, à semelhança do que acontece no ensino superior. As aulas na instituição passarão, assim, a estar divididas em dois semestres em vez dos habituais três períodos letivos.

Para as férias, o Agrupamento propõe um total de cinco interrupções letivas. A entidade justifica esta alteração com a necessidade de rentabilizar o ano ao nível do novo plano de recuperação de aprendizagens, que constitui como uma das novidades do novo ano letivo que começa esta semana.

O diretor do Agrupamento, Alcides Sarmento, defende que com esta nova calendarização os pais “passarão a ter mais informação relativamente às aprendizagens dos seus filhos”.

“O que se pretende é que haja uma avaliação mais voltada para esta questão e mais centrada na aprendizagem e não tanto na classificação. A avaliação vai estar ligada à flexibilidade curricular e ao trabalho muito mais orientado para o aluno do que para os programas”, explica.

Alcides Sarmento acrescenta que o calendário semestral é mais equilibrado em termos pedagógicos.

“Acreditamos que deve haver mais interrupções, mas mais curtas, como acontece por toda a Europa, enquanto temos o hábito de interrupções quinzenais no Natal e no Páscoa. Queremos que os alunos tenham os mesmos dias de aulas e os mesmos dias de interrupção, só que quisemos distinguir principalmente no primeiro período que era demasiado longo”, afirma.

As aulas do primeiro semestre vão terminar a 28 de janeiro do próximo ano, com avaliação intercalar de 2 a 5 de novembro deste ano e avaliação final a 31 de janeiro e a 1 e 2 de fevereiro.

O segundo semestre arranca a 3 de fevereiro e termina entre os dias 7 e 30 de junho. A avaliação intercalar está marcada para 4 a 8 de abril.

As interrupções decorrerão de 2 a 3 de novembro, 22 a 31 de dezembro, 31 de janeiro a 2 de fevereiro, 28 de fevereiro a 2 de março e 11 a 18 de abril.

As aulas do novo ano letivo arrancam entre esta terça-feira (14 de setembro) e sexta-feira (dia 17).