hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Alunos de Cinfães passaram uma semana de Erasmus na Grécia

Alunos de Cinfães passaram uma semana de Erasmus na Grécia

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
24.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
24.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Alunos de Cinfães passaram uma semana de Erasmus na Grécia

Um grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães, passou uma semana na Grécia no âmbito de um projeto Erasmus.

Seis estudantes e dois docentes estiveram entre 14 e 20 de novembro na Escola Básica n.º 7 de Chios, na Grécia, a propósito da primeira mobilidade da iniciativa “Democracy begins at home”, que junta cinco escolas oriundos também da Itália, da Polónia e da Turquia.

Em comunicado, o Agrupamento de Escolas explicou que, durante a semana Erasmus, os alunos “tiveram a oportunidade de dinamizar com os seus parceiros dos outros países participantes no projeto um variado leque de atividades relacionadas com a partilha de tradições e costumes de cada um dos países, bem como dar a conhecer um pouco da História recente de cada um dos países”. Os estudantes portugueses destacaram ainda a forma como Portugal fez a transição da ditadura para a democracia aquando do 25 de abril de 1974.

Nesta iniciativa, cada escola divulgou a bandeira nacional, o brasão de armas e o hino do seu país bem como os seus significados, “tendo sido elaborado um brasão de armas do projeto, como forma de unir as escolas envolvidas neste projeto”.

“Para além de terem sido recriadas diversas situações eleitorais, como forma de promover a importância da democracia junto dos mais jovens, os alunos envolveram-se em atividades de música, dança e expressão dramática, tendo o inglês como língua de comunicação”, acrescenta a nota.

A semana ficou ainda marcada por visitas ao mosteiro de Nea Moni, à vila-fortaleza de Anavatos, ao Museu Mástique de Chios e às aldeias típicas de Pyrgi e Mesta.

Lá, os alunos aprenderam por exemplo que o mástique, uma resina que provém da aroeira e que é obtido e transformado de forma manual, “constitui um dos produtos de referência da ilha de Chios, bastante utilizado em todo o mundo nas indústrias farmacêutica, cosmética, alimentar e outras”. Já na aldeia de Pyrgi, os alunos passaram pela casa onde se julga ter vivido Cristóvão Colombo. A receção nos paços do concelho de Chios foi outro dos momentos altos.

“Durante esta experiência Erasmus, a alegria e a partilha foram constantes entre alunos e professores dos vários países, tendo os alunos experienciado inúmeras situações de aprendizagem que serão disseminadas pelas suas escolas de origem. Todos os momentos vivenciados pelos alunos, dos mais aos menos formais, foram verdadeiramente enriquecedores do ponto de vista formativo e cultural”, lê-se no comunicado.

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto frisa que tem feito uma aposta na internacionalização através de projetos Erasmus “numa lógica de reforço do desenvolvimento integral dos seus alunos”.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar