rodrigo conceição
orçamento 2026
sinal obras
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Diário » Alunos de Cinfães recebidos em escolas de Letónia e França

Alunos de Cinfães recebidos em escolas de Letónia e França

pub
 Mortágua lança projeto de árvores de Natal naturais para promover sustentabilidade
24.05.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Mortágua lança projeto de árvores de Natal naturais para promover sustentabilidade
24.05.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Alunos de Cinfães recebidos em escolas de Letónia e França

Dois grupos de alunos do Agrupamento de Escolas Serpa Pinto, em Cinfães, deslocaram-se na última semana ao estrangeiro em dois projetos Erasmus.

No âmbito do projeto “Together… in the Winds of Change”, coordenado pela escola de Cinfães e que junta cinco estabelecimentos de ensino de Portugal, Itália, Letónia, Roménia e Turquia, seis alunos e dois professores foram à escola Incukalns Pamatskola, da Letónia, onde se encontraram com alunos das escolas envolvidas e participaram num conjunto alargado de atividades visando o desenvolvimento de competências sociais, culturais e linguísticas.

Durante uma semana, os alunos realizaram atividades artísticas (música, dança e pintura), desportivas (polo aquático, hóquei de mesa, slide, downhill e jogos tradicionais), culturais (ligadas às tradições, história e gastronomia de Letónia) e outras “que permitiram o reforço da cooperação e multiculturalidade entre alunos de países tão diferentes e geograficamente tão distantes uns dos outros”.

A semana foi também marcada por visitas às cidades de Riga e Sigulda, a monumentos letónios e ao Motormuseum, um dos maiores museus dedicados aos carros antigos.

Neste evento, os alunos também participaram em diversas aulas e num evento ligado à Proteção Civil, que serviu para melhorar as competências de inglês. A próxima saída Erasmus no âmbito deste projeto está marcada para novembro na Turquia.

Já um outro grupo de oito alunos e duas professoras deslocaram-se ao Collège Marcel Pagnol, em Noyen-sur-Sarthe (França), no âmbito do projeto “Living in a Rural Area”, que integra mais três escolas de França, Espanha e Eslováquia.

Durante a semana, os alunos portugueses dinamizaram, com os seus parceiros dos outros países participantes no projeto, “um variado leque de atividades relacionadas com a partilha de tradições e costumes rurais das quatro vilas envolvidas no projeto”.

Os jovens visitaram a fábrica de bolachas La Sablésienne, a vila de Fillé-sur-Sarthe, onde passaram por um moinho antigo onde aprenderam a fazer pão seguindo uma receita tradicional francesa, e o parque temático Puy du Fou, onde assistiram a vários espetáculos, além de atividades desportivas.

Segundo o Agrupamento de Escolas de Cinfães, nestas duas saídas Erasmus, “a alegria e a partilha foram constantes entre alunos e professores dos vários países, tendo os alunos experienciado inúmeras situações de aprendizagem que serão disseminadas na sua escola de origem”.

A instituição de ensino lembra que tem apostado “na promoção de projetos Erasmus e eTwinning, numa lógica de reforço do desenvolvimento integral dos seus alunos”, permitindo aos alunos passarem semanas em países diferentes. Durante o atual ano letivo, 36 alunos de Cinfães já participaram numa saída Erasmus.

pub
 Mortágua lança projeto de árvores de Natal naturais para promover sustentabilidade

Outras notícias

pub
 Mortágua lança projeto de árvores de Natal naturais para promover sustentabilidade

Notícias relacionadas

Procurar