Geral

10 de 07 de 2024, 18:25

Diário

Alunos de design dão “nova vida” a produtos locais de Tondela

Estudantes da Universidade de Aveiro estiveram uma semana no concelho a criar produtos a partir de elementos ligados ao território

universidade de aveiro lab design tondela

Fotógrafo: Câmara de Tondela

Chinelos de burel, ténis de linho e peças de barro foram algumas das criações de alunos da Universidade de Aveiro durante uma semana de trabalho em Tondela, em que deram “nova vida” a produtos locais do concelho.

Pelo segundo ano consecutivo, alunos de Design da Universidade de Aveiro estiveram em Tondela para criarem produtos a partir de elementos ligados ao território, como o linho de Múceres, o burel do Caramulo e o barro de Molelos.

“O trabalho que fizeram esta semana é de elevada qualidade”, considerou a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.

No UA.LABDESIGN participaram 23 alunos de licenciatura e mestrado na área do Design (oito dos quais já tinham estado na primeira edição, em 2023), dois investigadores e nove professores.

Uma das oficinas contou com a participação das tecedeiras da Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões (AMACastelões), que lutam para não deixarem morrer o ciclo do linho, e outra com os oleiros que mantêm viva a tradição do barro negro de Molelos. Houve ainda uma terceira oficina dedicada ao burel, que contou a ajuda do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo.

“Este é um projeto fundamental para nós, que nos enche a alma, o coração”, afirmou Carla Antunes Borges, acrescentando que nele são trabalhadas “áreas fundamentais do conhecimento coletivo e de valorização como território, como o linho, o barro, o burel, com o conhecimento tecnológico, aliado à modernidade e à juventude”.

A autarca comprometeu-se a continuar a apoiar institucionalmente este projeto.

No entender do coordenador do UA.LABDESIGN, Nuno Dias, “a rede de oficinas ainda pode crescer” e, neste âmbito, apontou como meta a abertura do laboratório a estudantes universitários internacionais.

“Este é um projeto que tem todas as condições para seguir em frente”, frisou.

Na sua primeira edição, o UA.LABDESIGN teve como tema “Pela alma do linho”. Este segundo ano, o mote foi “O Espírito da Partilha”.

O laboratório foi organizado pela Câmara Municipal de Tondela, AMACastelões, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.