Geral

13 de 06 de 2022, 15:29

Diário

Mural feito por alunos de Mortágua alertam para a preservação do Ambiente

Pintura patente na Escola Básica 2,3 Dr. José de Oliveira. Trabalho foi feito com a colaboração da restante comunidade

mural mortágua

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mortágua

A Escola Básica 2,3 Dr. José de Oliveira, em Mortágua, tem agora um mural que alerta para a preservação do ambiente e dos ecossistemas.

O trabalho foi feito pela comunidade, a partir do desafio lançado pelo Eco-Escolas no âmbito do projeto “Muros com Vida”.

“Este projeto consiste na realização de pinturas ao ar livre, dentro ou fora do recinto escolar, e assenta no entendimento da rua como espaço de educação, de arte, espaço de contemplação, de partilha e de comunicação dos princípios da sustentabilidade”, explica a autarquia local.

Nesta iniciativa, o município, as escolas do concelho e a comunidade local trabalharam com o objetivo de “promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana”.

A concretização do desafio “só foi possível com a articulação entre Agrupamento de Escolas e Município, parceiros Eco-Escolas, e com o empenho e determinação de todos os intervenientes”.

Enquanto os alunos pintavam o muro, os assistentes operacionais das escolas eram responsáveis pelo revestimento do mesmo com tinta branca. O projeto foi orientado por um professor de Educação Visual. A autarquia financiou a compra dos materiais necessários para o trabalho e cedeu recursos humanos e equipamentos para a limpeza.

O projeto “Muros com Vida” foi lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, propondo alertar e mobilizar para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.