Geral

13 de 12 de 2021, 11:42

Diário

Alunos de Mortágua participaram em encontro Erasmus na Alemanha

Projeto que pretende combater as 'fake news' envolve também escolas de Noruega, Dinamarca, Alemanha, Eslovénia e Eslováquia

erasmus mortágua

Fotógrafo: D.R.

Cinco alunos e dois professores do Agrupamento de Escolas de Mortágua viajaram recentemente a Munique, na Alemanha, no âmbito de um projeto Erasmus+ que junta mais cinco escolas de Noruega, Dinamarca, Alemanha, Eslovénia e Eslováquia.

A viagem decorreu entre 28 de novembro e 4 de dezembro durante o projeto NEMESIS – New Media in Democratic Societies.

Segundo o Agrupamento de Escolas, os alunos desenvolveram durante a semana “diversas atividades no âmbito do projeto que resultaram na produção de 3 e-books” sobre notícias falsas (fake news), como identificá-las e como combatê-las.

“Estes e-books serão partilhados com os restantes colegas do Agrupamento, podendo ser uma preciosa ferramenta e fonte de informação na luta contra este que é um dos problemas que mais contribui para a desinformação dos jovens e da população em geral, podendo mesmo assumir-se como uma ameaça ao funcionamento das instituições democráticas”, explica a nota da instituição de ensino.

Os alunos e professores puderam ainda conhecer a cultura alemã, contactar com o seu sistema de ensino e conviver com os restantes participantes.

“Foi uma experiência extremamente enriquecedora e que contribuiu de forma relevante para a sua formação enquanto cidadão europeus”, sintetizou o Agrupamento de Mortágua, que desenvolve o projeto NEMESIS desde o ano letivo 2019/2020.

A iniciativa, acrescenta a instituição, tem permitido aos alunos “ter a oportunidade de debater e trabalhar este tema muito atual com jovens da mesma idade, oriundos das outras cinco escolas parceiras”, explicando que os trabalhos realizados em cada país são partilhados com os colegas e publicados num site.

O NEMESIS contempla a realização de seis encontros de trabalho a ter lugar em cada uma das seis escolas participantes durante cinco dias e envolvendo alunos e professores, sendo que três desses encontros já foram realizados.

Em março de 2022, o Agrupamento de Escolas de Mortágua assume o papel de anfitrião do projeto recebendo cinco alunos de cada país participante e os respetivos professores, seguido de deslocações à Eslováquia e Eslovénia, que receberá apenas os professores na fase de conclusão e avaliação do projeto.

“Esta é, sem dúvida, uma oportunidade excecional para os alunos contactarem com povos e culturas diferentes, promovendo deste modo a tolerância e a solidariedade no espaço Europeu”, frisa o Agrupamento.