Filipa Jesus

19 de 04 de 2021, 16:46

Diário

Alunos do secundário preocupados no regresso às aulas presenciais

Alunos do ensino secundário e do superior voltam às aulas presenciais. O Jornal do Centro acompanhou uma manhã de regresso no Liceu Alves Martins

Alunos da escola secundária Alves Martins voltam às aulas no primeiro desconfinamento de 2021  (1 of 1)

Depois de cerca de três meses em ensino à distância, nesta segunda-feira (dia 19), os alunos do ensino secundário e do superior regressam às aulas presenciais. À porta da Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, a maioria dos alunos queria ser testada à Covid-19, antes de voltar ao regime presencial. Ainda assim há quem compreenda o atraso na testagem ao novo coronavírus.

“Já não vimos às aulas há algum tempo e é sempre um bocado assustador”, diz Evelyn Valério, aluna do Liceu de Viseu, quando lhe perguntamos como se sentia para o primeiro dia de desconfinamento para o ensino secundário. À espera de ter físico-química e biologia, a estudante não poupa nas palavras e faz um balanço sobre as aulas online: “uma pessoa nunca pode dizer que correram muito bem porque temos a nossa cama ao lado e é muito mais diferente”.

E a principal ansiedade? Ir à escola sem saber o resultado do teste de despiste à Covid-19, que “vou fazer amanhã” (20 de abril). “Acho que deveríamos fazer os testes antes da escola começar e não um dia depois de já termos ido à escola”, assinala.

Conhecemos também Beatriz, aluna do ensino secundário, que nos disse que “é normal que estejamos um bocadinho nervosos”, depois de três meses em casa. Também ainda não fez teste à Covid-19 e é da mesma opinião de Evelyn: “Acho que devia ter sido antes porque ainda há o risco de todos trazermos a Covid-19 para a escola, mas sendo que não é possível por causa da logística, é melhor ser testado durante a semana, do que nunca”.

Mais à frente, encontrámos Margarida, antes de entrar para as primeiras aulas do dia. Confessou-nos que estava “um bocadinho nervosa, não por voltar, mas pelo stress que vamos agora passar com imensos testes”. Ainda assim, “sinto-me confortável, não tenho receio de muitas coisas”, garantiu.

E o teste à Covid-19? “Acho que devíamos ter feito antes, porque mesmo que façamos agora se alguém tiver infetado, a probabilidade de infetar alguém é muito maior”, lamentou.

Um pouco antes das 10h00, falámos com Pedro Pinho, aluno do 11.º ano. “Não estou ansioso, acho que a ansiedade só complica, concentrar-me, tirar boas notas é que estou focado”, referiu, admitindo estar tranquilo para a testagem contra à Covid-19 aos alunos, durante esta semana.

“Isto depois de algum tempo parado, é sempre uma nova experiência”, lançou Salvador Graça, aluno do 12.º ano, adiantando que “em termos de segurança, acho que a escola está a fazer tudo o que é possível e pessoalmente sinto-me seguro”.

Ao contrário da maior parte dos alunos, Salvador compreende o atraso nos testes à Covid-19, “em algumas escolas em específico”. Nos intervalos, “a maior parte das pessoas usaram o devido distanciamento, o uso da máscara”, rematou, apelando ao bom senso de todos os alunos.