Geral

15 de 05 de 2024, 17:27

Diário

Antiga empresa de Santa Comba Dão à venda por mais de 1 milhão de euros

Recheio da Favir vai ser alvo de um leilão público marcado para 27 de maio. Empresa fechou as portas no ano passado com 32 pessoas sem emprego

favir empresa santa comba dão créditos leilosoc

O recheio da empresa insolvente Favir, em Santa Comba Dão, vai ser posto à venda num leilão presencial marcado para 27 de maio. O valor-base é de 1,3 milhões de euros.

No leilão público vão ser negociados a fábrica situada em Vimieiro e os equipamentos e maquinaria que eram usados para o fabrico de produtos metálicos, além de esfregões, matéria-prima, material informático e de escritório e a própria marca, entre outros materiais.

Só o complexo industrial (quatro pavilhões e um posto de transformação) tem um valor-base de 719 200 euros, enquanto que o restante património vale 612 030 euros.

Em comunicado, a Leilosoc – a plataforma que está a gerir o leilão – sublinha que a venda da unidade industrial da Favir “constitui uma vantagem de investimento, uma vez que permite dar continuidade à atividade da empresa”.

A Favir fechou as portas no ano passado, com 32 trabalhadores a ficarem sem emprego. A empresa foi fundada em 1961, iniciando a sua atividade com o fabrico de plásticos. Em 1964, passou a dedicar-se à produção de produtos de limpeza derivados do arame de aço, incluindo os famosos esfregões de aço impregnados com sabão.

“Esta marca identitária de Santa Comba Dão diferenciava no tecido industrial local, regional, nacional e internacional. De facto, a Favir exportava para praticamente todos os países europeus e africanos de língua oficial portuguesa a maior parte da sua produção de esfregões desengordurantes com sabão impregnado, de lã d'aço, de palha d'aço, de esfregões galvanizados, aço inoxidável e aço níquel”, acrescenta a Leilosoc.

O leilão público está marcado para as 14h30 de 27 de maio, nas antigas instalações da Favir. Antes, vão decorrer visitas no dia 23, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.