Geral

25 de 12 de 2022, 11:00

Diário

Aprovado orçamento da Câmara de São Pedro do Sul para 2023

Orçamento tem o valor de 35 milhões de euros. Autarquia prevê aumento da despesa com a transferência de competências

Camara municipal de São Pedro do Sul

Fotógrafo: Igor Ferreira

O orçamento da Câmara de São Pedro do Sul para 2023 foi aprovado por maioria pela Assembleia Municipal, anunciou a autarquia. A aprovação foi dada pelos deputados municipais na passada quinta-feira (dia 22).

O documento prevê um valor global de 35 milhões de euros. Segundo a autarquia liderada pelo presidente Vítor Figueiredo (PS), o orçamento visa “alcançar um equilíbrio financeiro, com especial ênfase na constante redução de dívida e no aumento dos ativos, aplicando os recursos na melhoria da qualidade de vida dos munícipes”.

O executivo socialista entendeu, na elaboração do orçamento e das grandes opções do plano, “acautelar o aumento dos custos associados à energia elétrica, aos combustíveis, ao gás, às refeições escolares, à recolha de lixo, entre outros”, além do aumento das despesas provocado pela transferência de competências nas áreas da educação, da saúde e da ação social.

A autarquia prevê realizar vários investimentos com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência e dos fundos do Portugal 2020 e 2030 no próximo ano, entre os quais obras na rede e nas infraestruturas da água e a construção de novas captações nas freguesias do concelho.

Outros projetos incluem o novo Centro Municipal de Proteção Civil, a Casa da Juventude, a nova rede de mobilidade urbana, o investimento no Estádio da Pereira e no campo de futebol do Santacruzense e a estratégia local de habitação.

A autarquia de São Pedro do Sul também vai garantir “o reforço dos valores da ação social e o apoio aos mais vulneráveis”.