Geral

13 de 10 de 2021, 17:50

Diário

Aprovado projeto para novas escavações arqueológicas na zona de Lafões

Trabalhos de campo estão previstos para começar em 2022

mamoa-da-tojeira-ofrades

A região de Lafões vai ser alvo de novos trabalhos de arqueologia. O Museu Municipal de Oliveira de Frades anunciou recentemente a aprovação do financiamento para o projeto “Aplicação do Modelo de Resíduo Morfológico no Estudo da Arte Megalítica Gravada na Região de Lafões”.

O projeto foi submetido pelo professor e investigador António Faustino Carvalho, da Universidade do Algarve, que tem coordenado a última campanha realizada de escavações arqueológicas envolvendo a descoberta de monumentos funerários pré-históricos na zona, a um novo apoio financeiro extraordinário destinado a projetos de investigação plurianual em arqueologia da Direção-Geral do Património Cultural.

Segundo um comunicado do Museu de Oliveira de Frades, o projeto conseguiu obter a totalidade do apoio solicitado no valor de 9.225 euros.

Os trabalhos de campo estão previstos para começar em 2022 e inserem-se no projeto “Megálitos, espaços, gentes e ambiente nas manifestações tumulares pré e proto-históricas de Lafões. Mega Lafões”.

Os trabalhos visam o levantamento pela técnica fotográfica de MRM “que permite identificar arte megalítica gravada de diversos dólmenes de Lafões e desse modo o seu estudo, valorização e conservação”, explica o Museu Municipal na nota.

Um dos monumentos onde serão feitos os trabalhos será o Dólmen de Espírito Santo d’Arca, onde serão estudadas sete superfícies, das quais seis são “faces internas de esteios” e outra uma “face superior da laje do chapéu, onde há notícia de gravuras esquemáticas e algumas dezenas de covinhas”.

No passado mês de setembro, foram realizados os últimos trabalhos arqueológicos a decorrer em Oliveira de Frades nas mamoas 1 e 2 da Cumeeira e na mamoa 4 da Tojeira.

Ao todo, foram apresentadas 31 candidaturas na área de arqueologia para a Direção-Geral do Património Cultural no valor total de 199.580 euros.

A DGPC afirma que o concurso anunciado em agosto disponibilizou a fundo perdido uma verba total de 200 mil euros. No total, as 31 candidaturas recebidas envolviam um total de 289.813 euros.