Geral

14 de 04 de 2021, 11:04

Diário

Armadilhas para apanhar a vespa asiática em Mortágua

Instalação foi feita pela Proteção Civil. Nos últimos três anos, foram destruídos cerca de 1.000 ninhos de vespa asiática no concelho

proteção civil mortágua armadilha vespa asiática

A Proteção Civil municipal de Mortágua instalou, entre março e abril, 600 armadilhas para capturar a vespa asiática.

A instalação foi feita no âmbito do plano de vigilância e mitigação implementado para esta praga. Em comunicado, a Câmara de Mortágua refere que as armadilhas foram “construídas a partir de garrafas recicladas, no interior das quais é depositada uma solução açucarada para atrair o inseto invasor”, de modo a controlar a proliferação da vespa velutina e proteger outras espécies como a abelha europeia, que produz mel.

“A época da Primavera é a altura ideal para colocar estas armadilhas, possibilitando a captura das chamadas rainhas fundadoras, impedindo assim a reprodução e o desenvolvimento de novos ninhos. Cada nova colónia poderá ultrapassar as 2000 vespas obreiras. As armadilhas serão monitorizadas regularmente para contagem de capturas e reforço do atrativo”, explica a autarquia liderada por Júlio Norte.

A Proteção Civil de Mortágua garante que irá continuar a fazer ações “no terreno de controle, vigilância e prevenção, com o objetivo de eliminar ou mitigar o impacto desta espécie invasora” e apela à colaboração da população do concelho para que comuniquem a existência de ninhos e preservem as armadilhas.

Nos últimos três anos, foram destruídos cerca de 1.000 ninhos de vespa asiática em Mortágua.