Geral

01 de 09 de 2022, 10:14

Diário

Armamar: Feira da Maçã regressa em outubro

Além da maçã, a economia local, a gastronomia e o turismo vão estar em destaque na edição deste ano do certame. Inscrições para os expositores já estão abertas

feira da maçã armamar

Fotógrafo: D.R./Câmara de Armamar

Armamar retoma a Feira da Maçã no fim de semana de 14, 15 e 16 de outubro, anunciou a Câmara Municipal.

A entidade organizadora do certame, que regressou ao formato presencial no ano passado depois da pandemia, garantiu que nesses três dias serão mostrados “os frutos do trabalho dos armamarenses” nomeadamente no setor primário e no turismo que “ganha cada vez mais importância para o desenvolvimento” do concelho.

Além da tradicional Maçã de Montanha, o certame promete também uma feira recheada de vinhos, visitas temáticas e gastronomia no centro da vila, nomeadamente na Praceta 25 de Abril, no Mercado Municipal, na Rua 8 de Setembro e na Rua Gaspar e Manuel Cardoso.

No certame, que vai abrir das 10h00 às 23h30 na sexta-feira e no sábado (dias 14 e 15) e das 10h30 às 20h00 no domingo (dia 16), a Câmara espera contar com expositores não só do setor das maçãs, mas também do artesanato, dos vinhos, do fumeiro, do comércio, dos serviços e da indústria, além de restaurantes, empresas de alojamento e outras entidades como associações.

Além disso, a Feira da Maçã também propõe três programas turísticos a quem quiser passar por Armamar, com passagens por locais como o Miradouro da Cascata da Misarela, a vila de Fontelo, o Monte e Capela de São Domingos, o Cais Turístico e Fluvial da Folgosa do Douro, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, unidades de embalamento e conservação da maçã e quintas como a Quinta de Silvares, além de almoços em restaurantes do concelho.

As inscrições para os expositores estão abertas no site do município de Armamar e devem ser feitas até 29 de setembro, mas podem ser encerradas antes assim que os espaços disponíveis estiverem esgotados.

O certame teve a sua primeira edição em 2008, ainda como Feira das Atividades Económicas de Armamar. O evento assumiu o atual nome da Feira da Maçã em 2010.

O concelho produz milhares de toneladas de maçã, sendo que os produtores preveem este ano uma quebra da produção na ordem dos 25 por cento.