Geral

14 de 02 de 2022, 15:19

Diário

Armamar: único monumento nacional do concelho alvo de obras

Obras de requalificação da Igreja Matriz de São Miguel já arrancaram. A última intervenção foi há cerca de 70 anos

igreja matriz armamar

As obras de requalificação da Igreja Matriz de São Miguel, em Armamar, já arrancaram, anunciou a Câmara Municipal.

A igreja é o único monumento nacional classificado no território do concelho do norte do distrito de Viseu, sendo que a última intervenção ocorreu nos anos 1950.

Segundo uma nota do município, o investimento é de cerca de 380 mil euros com o objetivo de reparar e valorizar a estrutura considerada como “um dos principais elementos patrimoniais” do concelho, além de potenciar o interesse patrimonial e turístico da Igreja Matriz.

A intervenção inclui a substituição e reparação das coberturas, o melhoramento dos acessos verticais, a reparação de alvenarias internas e externas, e a conservação e restauro do património integrado.

Também está prevista a reparação e limpeza dos sinos e do relógio mecânico, o tratamento dos bancos e a instalação de nova iluminação, além de sistemas de som e alarmes de incêndio e de intrusão.

“Pretende-se assim devolver ao edifício as condições necessárias enquanto lugar de culto religioso, e também de usufruto turístico, pela importância que tem no contexto do património histórico-cultural do Alto Douro Vinhateiro”, acrescenta o comunicado do executivo presidido por João Paulo Fonseca.

O investimento é comparticipado pelos fundos do programa Norte 2020 e a obra é acompanhada e fiscalizada pela Direção Regional de Cultura do Norte.