Filipa Jesus

20 de 04 de 2021, 19:19

Diário

ASAE ‘pedagógica’ em ação de fiscalização no centro histórico

ASAE fiscalizou restaurantes e cafés de todo o país para verificar o cumprimento das normas da DGS. Em Viseu, a fiscalização decorreu na zona histórica da cidade

Asae fiscaliza a zona histórica de Viseu durante o desconfinamento de abril de 2021

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou esta terça-feira (20 de abril) cerca de 200 restaurantes, bares e cafés em todo o país, numa ação de verificação do cumprimento das normas de segurança da Direção-Geral de Saúde (DGS). No total, estiveram 28 brigadas envolvidas.

O Jornal do Centro acompanhou a operação de fiscalização aos estabelecimentos do centro histórico de Viseu para perceber o grau de cumprimento das regras.

“O objeto desta ação centra-se, de facto, no cumprimento das normas da DGS com grande incidência na parte da restauração, mas não exclusivamente”, começou por explicar Pedro Gaspar, inspetor geral da ASAE. adiantando que “houve oportunidade até de uma ação pedagógica ou preventiva numa primeira fase” por não haver clientes nos estabelecimentos com mesas “pouco distanciadas”.

Estabelecimento após estabelecimento, "detetámos situações de que se estivessem com ocupação de pessoas estariam em incumprimento e, consequentemente, alvo de processo de contra-ordenação”, referiu o inspetor, reconhecendo que “felizmente, para eles (proprietários) houve espaço para fazer essas indicações de correção”.

E a infração mais frequente? “Acaba por ser um incumprimento do distanciamento das regras de ocupação e a questão das máscaras também já houve uma ou outra situação”, assinalou.

Os restaurantes Porta 64 e Colmeia, a gelataria Véneto Gelato e os bares Estado D’alma, e Brooklyn foram alguns dos estabelecimentos fiscalizados para a verificação do cumprimento das normas de segurança. Na Praça Dom Duarte, em Viseu, o ambiente era aparentemente tranquilo.

A proprietária dos bares Estado D’alma, Brooklyn e Penedro da Sé e do restaurante Colmeia, Paula Fonseca, mostrou-se tranquila perante as equipas de fiscalização da ASAE. “Foi uma fiscalização bastante adequada, não houve qualquer stress e recomendaram-se algumas coisas”, disse, a apontar para uma das esplanadas, onde “só nos pediram para afastar duas mesas”.

Ainda assim, a proprietária não deixou de justificar o ‘pouco’ distanciamento entre as mesas: “às vezes, os clientes sentam-se e vão puxando uma cadeira e acabam por ficar afastadas, mas correu bem”.

Desde o início do processo de desconfinamento, a ASAE já inspecionou cerca de 800 operadores económicos, “com uma taxa de incumprimento relativamente baixa, a rondar os 10 por cento”, acompanhada por “suspensões de cerca de 20 estabelecimentos, 15 esplanadas”. Depois da fiscalização desta terça-feira (20 de abril), serão cerca de 1.000 operadores já fiscalizados.

Asae fiscaliza a zona histórica de Viseu durante o desconfinamento de abril de 2021