No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
O parlamento aprovou, por unanimidade, um voto apresentado pelo presidente da Assembleia da República de saudação pelo bicentenário da empresa Vista Alegre, considerada uma embaixadora de Portugal no mundo.
No voto, subscrito por José Pedro Aguiar-Branco, refere-se que, no início do século XIX, José Ferreira Pinto Basto fundou a fábrica de porcelana Vista Alegre, a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal.
“A Vista Alegre, marca portuguesa de prestígio mundial, foi desde a sua génese mais do que uma fábrica de porcelana, foi um projeto empresarial com cariz social de enorme sucesso”, realça-se no voto.
No texto, defende-se que, durante o “percurso histórico profundamente rico e memorável, construído ao longo de dois séculos, a Vista Alegre tem constituído um símbolo de prestígio internacional de inovação e qualidade, cuja influência se espraia muito para além das fronteiras do distrito de Aveiro, tendo marcado a história e a evolução da indústria de porcelana, a nível nacional e internacional, e cujo nome se transformaria em sinónimo de excelência e num embaixador de Portugal no mundo”.
“Volvidos 200 anos após a sua criação, a Vista Alegre incorpora hoje o universo de um grande Grupo empresarial português – Grupo Visabeira, tendo sido distinguida com prestigiados prémios internacionais, e alargado a sua rede de lojas em inúmeros países espalhados pelo mundo”, acrescenta-se.