Geral

19 de 11 de 2021, 11:37

Diário

Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva elegeu nova mesa agora com homens e mulheres

Eleição foi feita por maioria, com a abstenção do PSD, cumprindo a lei da paridade

assembleia municipal vila nova de paiva 18 11 2021

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva elegeu, na passada quinta-feira (18 de novembro), a nova mesa que irá conduzir os trabalhos deste órgão autárquico no atual mandato.

A eleição foi feita cumprindo a lei da paridade, depois de ter surgido recentemente uma polémica levantada pelo facto de a mesa anteriormente eleita ser somente composta por mulheres. Essa mesa tinha sido eleita a 18 de outubro, não tendo merecido qualquer objeção por parte dos deputados.

A presidente eleita, Cristina Pires (PS), tinha afirmado na altura que nunca era possível apresentar uma lista paritária “visto que a participação de um só membro, seja qual for o sexo, representa 33,33 por cento da lista”.

A lei da paridade exigia a representação mínima de 40 por cento de cada um dos sexos. Assim, Cristina Pires mantém-se como presidente, enquanto Hugo Marques foi eleito primeiro secretário e Cláudia Gomes ficou como segunda secretária.

A nova mesa da Assembleia Municipal foi eleita por maioria, com a abstenção da oposição PSD.

Ainda na sessão de ontem, a Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva elegeu os representantes do órgão nas comissões municipais e aprovou por unanimidade a proposta de acordo para a aceitação de transferência de competências nos domínios da educação, saúde e ação social para a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.