Geral

13 de 09 de 2021, 15:46

Diário

Associação do concelho de Tondela vai construir novo centro social

Investimento é de mais de dois milhões de euros. Nova valência vai ter lar de idosos, centro de dia, apoio domiciliário e creche

maqueta centro social vinhal tondela

A Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva do Vinhal em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, vai construir um novo centro social com lar de idosos, centro de dia, apoio domiciliário e creche.

Com o apoio da Câmara de Tondela para a construção, a nova valência terá capacidade para receber um total de 126 utentes.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da instituição, António Simões, revelou que o investimento é superior a dois milhões de euros e diz que o centro poderá ter capacidade para receber 40 utentes do apoio domiciliário e 33 da creche, entre outros.

António Simões explica que a obra está dividida em duas fases. “Na primeira fase que vai decorrer no próximo ano, vamos deslocalizar o apoio domiciliário que temos noutro equipamento e criar o centro de dia. Na segunda fase, é construída a residência para idosos”, diz.

A primeira fase tem um investimento previsto superior a 1,2 milhões de euros e a segunda terá uma verba de 1 milhão. O apoio da autarquia está avaliado em cerca de 1,2 milhões.

“Teremos agora uma comparticipação da Câmara Municipal para a primeira fase e uma candidatura ao PARES 3.0 para a segunda fase no valor de 90 mil euros, pelo que estamos à espera da decisão. A obra é para concluir já no imediato. Nós não temos de arranjar outro tipo de financiamento exceto provavelmente um empréstimo bancário para concluirmos o projeto”, acrescenta António Simões.

O novo centro social da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Vinhal vai ficar junto ao complexo desportivo local. A instituição foi criada em 1996 e iniciou a sua atividade social em 2005.