Geral

25 de 03 de 2021, 16:51

Diário

Associação recolhe comunitariamente leite de cabras e ovelhas

Fevereiro foi o primeiro mês de recolha e a associação conseguiu juntar cerca de 3 mil litros de leite que, posteriormente, foram entregues a uma queijaria

ovelhas, cabras, gado

A Associação de Produtores de Caprinos e Ovinos de Vouzela – Lafões (APCOV) já iniciou a recolha de leite de cabra e de ovelha na região.

Álvaro Abrantes, integrante dos órgãos sociais da APCOV, revela que o projeto surgiu de uma exploração que o próprio fez na zona da Serra do Caramulo, no concelho de Vouzela. “Em função daquilo que eu encontrei no terreno, comecei a pensar que seria vantajoso criar uma associação sem carácter lucrativo, se os produtores [da região] assim o entendessem”, assinala.

Com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela, a associação está sedeada “numa junta de freguesia que já estava desativada”. Conta, nesta fase inicial, com apenas 10 produtores. O produtor confessa que a quantidade interfere na concretização do projeto, mas valoriza o trabalho das pessoas envolvidas “desde que aumentem a sua produção”.

Álvaro sublinha que, até ao momento, a associação tem “valores muito baixos de recolha de leite porque os produtores não estão organizados”. No entanto, a APCOV está a criar uma formação com uma veterinária, com o intuito de “por produtores a funcionar um bocadinho melhor na área do aproveitamento do leite” e de aumentar os efetivos.

Fevereiro foi o primeiro mês de recolha e a associação conseguiu juntar cerca de 3 mil litros de leite que, posteriormente, foram entregues a uma queijaria.

Devido à primeira fase ser mais complicada e com apoios reduzidos, a APCOV está a criar uma página de crowdfunding. Álvaro Abrantes confia no projeto e considera que “tem pernas para andar”, sendo que os mais jovens estão a começar a interessar-se pelo setor.