Geral

15 de 10 de 2021, 19:01

Diário

Autarca de Tondela promete nova unidade de saúde familiar e "transformação" do Caramulo

José António Jesus tomou posse esta sexta-feira como presidente da Câmara pelo terceiro mandato. Social-democrata quer ainda apostar na expansão das zonas industriais, aumentar os postos de emprego e habitações a custos controlados

tomada de posse tondela josé antónio jesus

Fotógrafo: Jornal do Centro

O presidente da Câmara de Tondela, José António, já tomou posse para o terceiro mandato à frente da autarquia.

A tomada de posse decorreu esta sexta-feira no Auditório Municipal. O autarca do PSD foi recentemente reeleito com 44,92 por cento dos votos nas eleições de 26 de setembro.

Para este mandato, o autarca quer afirmar o território através de diferentes projetos de desenvolvimento. “Este ciclo irá continuar irá continuar a ter a expansão das nossas zonas industriais para mais projetos, para mais criação de emprego, para mais riqueza”, disse, recordando a fase avançada dos projetos de ligação rodoviária às áreas de acolhimento empresarial.

Indústrias à parte, “projetos como a construção da nova unidade de saúde familiar de Tondela, intervenção na Escola Básica de Campo de Basteiros, o projeto de termalismo com a requalificação integral do balneário termal, novas captações e valorização energética, a transformação urbana do Caramulo, criando condições para potenciar o investimento privado, a requalificação de ex-sanatórios, a instalação do museu da estância sanatorial ou o museu do brinquedo ou o centro de conferencias e exposições” são, para o autarca, a chave para a afirmação do concelho de Tondela.

Segundo o presidente, a construção de um centro tecnológico é “fundamental para a ligação entre o tecido universitário, a investigação, a inovação e as empresas”.

Além disso, a criação de habitação a custos controlados e de um regime de renda acessível é um dos objetivos deste novo mandato. Mas, “Só discutimos a habitação porque somos geradores de emprego e essa é uma bandeira que muito nos honra”, assinalou.

O dia da tomada de posse, a 15 de outubro de 2021, evoca também os quatro anos dos incêndios de 2017. “Mais de quatro centenas de habitações foram destruídas, das quais cerca de 130 primeiras habitações. Várias indústrias foram consumidas, quantos e quantos hectares de floresta e de área agrícola foram destruídos. Quantas famílias viram naquele momento as memórias das suas vivências, a sua vida serem percorridas por um incêndio onde a labareda transformou em cinzas tantos anos de trabalho”, recordou.

José António Jesus disse ainda que os próximos quatro anos serão de “absoluta entrega, de exigência, de missão ao serviço das nossas comunidades”, rematou.

Além do executivo da Câmara, também foi empossada a Assembleia Municipal e as freguesias.