Geral

12 de 01 de 2022, 11:49

Diário

Autarquia de Castro Daire cria equipa para a igualdade

Município adere ao projeto coordenado pela CIM Viseu Dão Lafões que visa promover a igualdade de género

equipa igualdade castro daire

A Câmara de Castro Daire quer promover a igualdade de género no concelho. A autarquia criou a Equipa para a Igualdade na Vida Local, que se reuniu pela primeira vez esta semana.

A equipa é composta por dez elementos com vários membros do município, como chefes de gabinete, o próprio presidente da autarquia, representantes de organizações como o Núcleo de Apoio à Vítima ou presidentes de juntas de freguesia.

A iniciativa integra o projeto “+ Igual Viseu Dão Lafões”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da região.

Segundo um comunicado da Câmara de Castro Daire, a equipa teve a sua primeira reunião de trabalho na segunda-feira (10 de janeiro).

O projeto tem como objetivo “promover a igualdade e assegurar a implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, nomeadamente propor, conceber, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as medidas e as ações desenvolvidas ao abrigo do protocolo”, promovendo a igualdade de género e de oportunidades.

O projeto de igualdade “+ Igual Viseu Dão Lafões” da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões decorre com um investimento previsto de cerca de 500 mil euros. Cada concelho assinou, em maio do ano passado, protocolos de cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Segundo lembrou recentemente a CIM, o “+Igual Viseu Dão Lafões” pretende incentivar “a promoção da igualdade e não discriminação em toda a região, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, assente nos valores partilhados da solidariedade e da coesão social”.

Numa primeira fase, o projeto irá identificar as necessidades de cada município fazendo “um profundo diagnóstico relativo às práticas de igualdade”. Já numa segunda fase e em função dos resultados obtidos, serão desenvolvidos os planos municipais para a igualdade e não-discriminação acompanhados de propostas de intervenção.