Geral

30 de 12 de 2021, 09:30

Diário

Autarquia de Oliveira de Frades aposta na juventude para 2022

Assembleia Municipal aprovou por unanimidade o orçamento da Câmara, avaliado em cerca de 10,5 milhões de euros. Universidade sénior e centro empresarial estão entre os projetos do atual executivo

Câmara de Oliveira de Frades

Foi aprovado por unanimidade o orçamento municipal de Oliveira de Frades para 2022. O valor ronda os cerca de 10,5 milhões de euros.

A aprovação decorreu em sede da Assembleia Municipal. Na sessão, o presidente da autarquia, João Valério, referiu que o orçamento foi elaborado com a colaboração dos partidos da oposição.

“Este orçamento resulta não só do nosso programa eleitoral, mas também de termos ouvido o Nós Cidadãos! e o PS. Temos aquilo o que entendemos que possa ser possível ou executar ou iniciar no decurso do próximo ano”, afirmou.

O autarca destacou a aposta na juventude com a inclusão do Orçamento Participativo Jovem, “que visa criar propostas mais vocacionadas para a juventude”, e o lançamento de um prémio de empreendedorismo jovem “para jovens que tenham ideias de negócio, empresas ou comércio e para os quais a Câmara atribuirá uma verba para que se possam lançar e fixar no concelho”.

Entre as apostas previstas, está também a criação de um centro empresarial e comercial na Zona Industrial da vila. João Valério, que foi eleito nas autárquicas de setembro pela coligação PSD-CDS, revelou que a Câmara já foi contactada “por algumas empresas que já manifestaram bastante interesse no projeto e fazê-lo em parceria”.

“Era bom do ponto de vista financeiro para o município, que podia ter o seu centro de acolhimento de pequenas e médias empresas e start-ups com um custo bastante reduzido porque existem empresas que têm vontade de participar nesta parceria”, acrescentou.

Outra das novidades passa pela criação de uma universidade sénior que pode arrancar no próximo ano letivo. O orçamento de Oliveira de Frades para 2022 prevê um saldo de gerência superior a um milhão de euros.

Já do lado da oposição, o membro do Nós Cidadãos!, Mário Pereira, garantiu que o partido que representa está a trabalhar em prol do concelho e que o seu desenvolvimento está em primeiro lugar depois de ter governado o município nos últimos quatro anos.

“Não somos um grupo de oposição, somos um grupo de cidadãos que foi eleito para contribuir dentro das suas possibilidades, umas vezes votando a favor e outras contra, com aquilo o que entender que é certo em cada momento. Nós somos elementos que contribuem para a melhor gestão possível da Câmara”, afirmou.