Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
José António Jesus, que foi eleito presidente da Câmara de Tondela nas autárquicas de há um ano, foi o único edil na região de Viseu a pedir a suspensão de mandato desde a realização das eleições a 26 de setembro.
O autarca eleito pelo PSD solicitou já por duas vezes a suspensão do mandato enquanto aguarda por um recurso de uma condenação por um crime de peculato e dois de falsificação de documento.
José António Jesus foi condenado a 26 de novembro de 2021 pelo Tribunal de Viseu a cinco anos de prisão, com pena suspensa, e a perda de mandato por um crime de peculato e dois de falsificação de documento.
A justiça deu como provado que o autarca se tinha apropriado de dinheiros públicos ao receber pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias, quando na realidade fez essas viagens em veículos do município.
A José António Jesus foi também aplicada a pena acessória de proibição do exercício de função pública por um período de quatro anos.
“Nestas últimas semanas, tenho sido sujeito, em desrespeito absoluto pelo princípio da presunção de inocência, a condicionantes e a uma pressão, que não posso aceitar”, afirmou José António Jesus, em comunicado em dezembro do ano passado, quando anunciou a primeira suspensão de mandato.