Geral

30 de 03 de 2021, 10:13

Diário

Autárquicas: candidato do PS em Tondela diz que quer fazer a diferença

Francisco Coutinho vai liderar lista dos socialistas para a Câmara

Francisco Coutinho Tondela

O candidato do PS à Câmara de Tondela para as autárquicas deste ano, Francisco Coutinho, admite que este vai ser um desafio “tremendamente difícil”, mas diz sentir-se capaz de fazer a diferença.

O anúncio da candidatura foi feito no último fim de semana. A lista não está totalmente fechada, mas o atual presidente da União de Freguesias de Tondela e Nandufe avança com o objetivo de retirar do poder o PSD, que governa há vários anos a Câmara Municipal, e garante que quer formar uma lista coesa na corrida eleitoral.

“A Câmara tem sido quase sempre do PSD, que chegou a ter seis vereadores e 26 freguesias. É um desafio muito difícil, mas não impossível, e estou esperançado que vou alterar esta situação”, afirma Francisco Coutinho.

Em declarações ao Jornal do Centro, o socialista diz que está motivado “pelas pessoas, pela minha terra e pelo querer fazer melhor e acabar com o ambiente de exasperação que se nota nos últimos anos”. “Quero ser um presidente da Câmara popular e próximo das pessoas e ter uma autarquia mais participativa”, acrescenta.

Francisco Coutinho admite que nem tudo está mal no concelho de Tondela, mas diz que a questão ambiental vai ser a prioridade da candidatura por considerar que esta área tem sido menos privilegiada pelo atual executivo de José António Jesus.

“Além das coisas que estão bem feitas, é preciso fazer mais. E acho que uma das coisas que acho que está nada bem feito é a questão ambiental, porque vamos ter uma preocupação muito grande com os nossos rios e rias de águas e a Serra do Caramulo. Nós temos de devolver à natureza os ecossistemas e esse é um grande desafio que vamos ter para o nosso mandato”, diz.

Já Rui Santos, presidente da concelhia do PS, lembra que Francisco Coutinho tem uma forte intervenção na política local.

“Ele, por força da sua capacidade de intervenção, tem desempenhado as funções de presidente de Junta com uma enorme aceitação junto dos fregueses e é uma pessoa séria, capaz de trabalhar e que tem uma enorme capacidade de se relacionar com as pessoas, de intervenção cívica e de grande dedicação aos problemas de Tondela”, afirma.

O presidente da concelhia socialista refere que o principal objetivo passa por ganhar a Câmara. “Quando o PS concorre, quer ganhar. E, portanto, vamos fazer de tudo para conseguir mudar a situação que está estabilizada para mal desde a primeira vez que houve autárquicas, oscilando primeiro para o CDS e depois para o PSD, o que tem levado a circunstâncias que consideramos que não são as mais desejáveis para o concelho. Por isso, queremos ganhar a Câmara”, remata.

Rui Santos será mandatário da candidatura. Para a Assembleia Municipal, o PS propõe como cabeça de lista a advogada Helena Coimbra.

Nas últimas autárquicas em 2017, o PSD venceu as eleições em Tondela com 57,49 por cento dos votos. O PS ficou em segundo lugar, com 23,25 por cento.