Geral

13 de 10 de 2021, 17:15

Diário

Biblioteca Municipal de Mangualde recebe certificado de qualidade

Câmara diz que distinção demonstra “o compromisso com a melhoria contínua na prestação de serviços públicos de qualidade aos cidadãos”

Biblioteca Municipal Mangualde

Fotógrafo: DR

A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, recebeu recentemente um certificado de qualidade, anunciou em comunicado a Câmara.

Segundo a mesma nota, a autarquia reconhece que esta distinção demonstra “uma vez mais o seu compromisso com a melhoria contínua na prestação de serviços públicos de qualidade aos seus cidadãos”.

O município recorda que o sistema de gestão da qualidade da Biblioteca Municipal “engloba a gestão da área documental e informação, a gestão da área da promoção da leitura e da literacia e a gestão da área de atividades e eventos”, com destaque para valências como os serviços de leitura presencial, TIC, empréstimo domiciliário e catálogo e também para atividades culturais e eventos.

Na mesma nota, a Câmara acrescenta que a Biblioteca Municipal “assume o compromisso de prestar serviços de qualidade e adequados às necessidades de todas as suas partes interessadas e a melhorá-los de forma contínua”, fortalecendo parcerias com diversas organizações para as bibliotecas de leitura pública e definindo “uma estratégia criativa e inovadora de desenvolvimento” dos seus serviços e atividades.

Também segundo a Câmara, a Biblioteca Municipal também tem contribuído “para a satisfação dos clientes e partes interessadas ajustando as atividades da biblioteca às exigências e expetativas dos mesmos e a exceder, sempre que possível, as mesmas” e apoiar iniciativas locais.

O espaço inaugurado em 1997 também tem sido um “agente dinâmico” com vista a quebrar “as barreiras da interioridade, promovendo o acesso ao desenvolvimento de atividades de valor acrescentado, contribuindo para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos”.

A Biblioteca propôs ainda atuar com confiança “mediante a aplicação de um sistema de processos orientado para a satisfação dos clientes e a melhoria contínua com a gestão do sistema da qualidade”, manter uma relação de parceria com os fornecedores e promover o entendimento e motivação dos colaboradores.

O espaço tem como objetivo “facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos”.