Geral

19 de 04 de 2022, 12:31

Diário

Bombeiros: Oliveira de Frades já tem segunda equipa de intervenção permanente

A nova EIP entrou ao ativo na segunda-feira e vem melhorar a resposta da corporação à população do concelho

bombeiros oliveira de frades nova eip

Fotógrafo: D.R.

Os Bombeiros de Oliveira de Frades já têm duas equipas de intervenção permanente, mais de uma década depois de ter sido criada a primeira.

A nova EIP entrou ao ativo na última segunda-feira (18 de abril) e vem melhorar a resposta da corporação à população. O comandante dos Voluntários, Fernando Farreca, refere que o socorro será mais eficiente.

“Nós já temos EIP’s assim que elas começaram a ser instaladas há cerca de doze anos. Agora, sentimos a necessidade de criar uma nova EIP e dar à população de Oliveira de Frades um socorro melhor e mais rápido porque, mesmo em caso de incêndio, passamos a sair logo com duas equipas que são permanentes o ano todo”, explica.

A criação de uma terceira EIP não está ainda a ser equacionada. “Para já, vamos consolidar o trabalho e só depois é que poderemos pensar numa situação dessas”, garante Fernando Farreca.

O também dirigente da Liga dos Bombeiros lembra que os custos das EIP são assegurados pelos municípios e pela Proteção Civil e que a equipa representa “um esforço grande” para as autarquias, ainda para mais em Oliveira de Frades, onde o orçamento não permite para já o funcionamento da terceira equipa.

“A única despesa que nós (bombeiros) temos é a nível do fardamento e, no vencimento, a despesa vai para os municípios e a Autoridade da Proteção Civil. É claro que, para um município pequeno como Oliveira de Frades, onde o orçamento é extremamente apertado, é, para já, impossível pensar numa terceira equipa”, acrescenta.