Geral

15 de 05 de 2024, 12:58

Diário

Câmara de Mangualde vai requalificar Parque Urbano Ana de Castro Osório

Obra vai custar quase meio milhão de euros e deverá ficar pronto no final deste ano

maquete parque ana de castro osório mangualde

Fotógrafo: Câmara de Mangualde

O Parque Urbano Ana de Castro Osório, na cidade de Mangualde, vai ser requalificado e deverá abrir ao público até ao final deste ano, anunciou esta quarta-feira (15 de maio) a Câmara.

A autarquia lançou um concurso público no valor de quase meio milhão de euros para requalificar o parque, situado na Avenida Senhora do Castelo.

“Trata-se de uma obra há muito ambicionada, com um investimento avultado, que irá contribuir de forma considerável para a qualidade de vida dos nossos cidadãos e de todos aqueles que nos pretendam visitar”, sublinhou o presidente Marco Almeida.

O renovado espaço de lazer de 1,4 hectares será interligado por vários percursos e terá um parque infantil e outro geriátrico, um meio-campo de basquetebol e sanitários. Nele ficará também localizado o Street Workout Park, projeto que venceu o Orçamento Participativo Jovem de 2022.

Marco Almeida referiu que este parque, que integra o projeto “Mangualde – Cidade das Histórias”, é uma homenagem “à mangualdense, mãe da literatura infantil”, Ana de Castro Osório. “Terá apontamentos literários da escritora e personagens dos seus livros”, avançou.

No parque serão plantadas mais espécies endógenas da região (carvalhos, pinheiros, amieiros), criados relvados e instalados bancos, mesas e um bebedouro.

Para pessoas com mobilidade reduzida, o projeto inclui trajetos e espaços adequados à sua condição.

O prazo de execução da empreitada é de 180 dias.