Geral

27 de 01 de 2022, 09:56

Diário

Investimento de 4,5 milhões de euros anunciado para novo regadio em Mortágua

Câmara viu aprovada uma candidatura para a execução da operação que vai abranger uma área de cerca de 180 hectares

barragem macieira mortágua

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mortágua

A Câmara de Mortágua anunciou que foi aprovada a candidatura do município para a construção de uma rede de rega, uma rede viária e uma rede de drenagem que vai abranger uma área agrícola de cerca de 180 hectares, distribuída pelas várzeas de Pala, Macieira, Monte de Lobos, Moitinhal, Vale de Remígio, Gândara, Póvoa e Povoinha.

Segundo a autarquia, o investimento é superior a 4,5 milhões de euros e a obra vai ser apoiada pelo Plano Nacional de Regadios, abrangendo o aproveitamento hidroagrícola da zona da Barragem de Macieira e das ribeiras da Fraga e de Mortágua.

O projeto terá como objetivo final “a obtenção de maiores e melhores produções, a promoção da diversificação produtiva, o incentivo ao associativismo agrícola, proporcionando, deste modo, um maior rendimento aos agricultores”, assinala a Câmara em comunicado.

O presidente da autarquia, Ricardo Pardal, fala de “um projeto estruturante na estratégia de desenvolvimento económico do concelho, contribuindo para a revitalização do setor agrícola, a rentabilização da atividade e o aumento dos rendimentos dos agricultores e empresários agrícolas”.

“É fundamental valorizar a agricultura, a produção local, para que as pessoas vejam aqui oportunidades e uma opção viável, sustentável e rentável em termos futuros”, frisou adiantando que mais de 90 por cento dos agricultores da zona aderiram à candidatura.

A Barragem de Macieira destina-se a fins agrícolas, podendo também servir como infraestrutura de apoio ao combate aos incêndios.

Nesse sentido, a Câmara irá assinar um contrato-programa com o Ministério da Agricultura, uma vez que caberá ao município “o lançamento do concurso público, a execução e respetiva fiscalização da obra”.