Geral

09 de 05 de 2022, 16:58

Diário

Câmara de São Pedro do Sul aumenta receita para cerca de 21 milhões de euros

Contas de 2021 foram aprovadas pelos órgãos municipais. Executivo destaca elevada execução orçamental. Investimentos realizados rondaram os 7 milhões de euros

câmara são pedro do sul 2

As contas da Câmara de São Pedro do Sul para 2021 foram aprovadas recentemente pelos órgãos municipais, anunciou a autarquia em comunicado. Na Assembleia Municipal, as contas foram aprovadas com 24 votos favoráveis e nove abstenções. Já em sede da Câmara, o documento foi aprovado por maioria pelo executivo PS, com duas abstenções dos vereadores da oposição.

O executivo destaca “a elevada execução orçamental alcançada, com uma receita total cobrada próxima dos 21 milhões de euros, que corresponde a 85 por cento dos valores previstos, demonstrando o reduzido montante de encargos assumidos e não pagos no final do exercício”.

No ano anterior (2020), as receitas foram cerca de 18,1 milhões de euros. As contas “comprovam a manutenção da estratégia do executivo municipal, assente na manutenção do equilíbrio económico e financeiro, que tem permitido uma trajetória bastante favorável, a redução do prazo médio de pagamentos e a manutenção da margem de endividamento”, refere a Câmara.

O executivo presidido por Vítor Figueiredo realça ainda o aumento do investimento municipal que foi “traduzido na execução de inúmeros projetos das mais diferentes áreas, desde a rede viária, ao saneamento e abastecimento de água, ao turismo, à cultura e ao desporto, entre outras”.

Os investimentos realizados rondaram os 6,7 milhões de euros em 2021 e os 5,9 milhões em 2020, enquanto o investimento pago foi de mais de 5,8 milhões no ano passado e 4,8 milhões em 2020.

“Mesmo num contexto de aumento dos encargos com remunerações e de custos unitários de diversos bens e serviços, em especial dos energéticos, foi possível aumentar o ativo do município em cerca de 3 milhões de euros e melhorar substancialmente os resultados, tendo o resultado antes de depreciações quase duplicado para mais de 1 milhão de euros”, acrescenta a autarquia. Já a dívida foi estabilizada na ordem dos seis milhões de euros.