Geral

25 de 01 de 2022, 17:48

Diário

Escolas e IPSS de Tondela vão transformar restos de fruta em fertilizantes

Autarquia recebeu 54 compostores e 40 baldes da Associação de Municípios do Planalto Beirão para a compostagem doméstica

compostores tondela

A Câmara de Tondela recebeu 54 compostores e 40 baldes da Associação de Municípios do Planalto Beirão.

A entrega foi feita ao final da manhã desta terça-feira (25 de janeiro), junto aos paços do município, no âmbito da implementação do Projeto “Biobairros – da Terra à Terra”.

Segundo a Câmara, o Planalto Beirão entregou à autarquia cerca de 50 compostores domésticos de 310 litros e quatro de 660 litros, bem como 40 baldes para a separação dos resíduos orgânicos.

A autarquia vai distribuir os compostores pelas escolas e instituições sociais do concelho.

Durante a cerimónia simbólica de entrega, a presidente da Câmara, Carla Borges, destacou a importância do projeto que “será alargado às várias freguesias do nosso território”.

“Seremos os primeiros na linha da frente a implementar este sistema de compostagem no nosso território e a principal atuação vai ser no domínio da mudança de mentalidades”, frisou.

Citada na nota da Câmara, a autarca garantiu que o município quer fazer chegar os compostores às escolas e às IPSS “que têm um papel ativo na comunidade, promovendo junto dos utentes a importância da compostagem dos resíduos orgânicos”.

“Também vamos envolver as nossas crianças, que são um veículo importante para esta mudança”, sublinhou a presidente da Câmara.

Já José Portela, do Planalto Beirão, destacou que o município de Tondela produz cerca de 10 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, mas já encaminha cerca de nove por cento para a reciclagem através dos ecopontos, fazendo do concelho “um município líder em matéria de gestão de resíduos”.

O projeto tem como objetivo promover o aproveitamento de biorresíduos pelo próprio produtor (compostagem doméstica) permitindo a reciclagem na origem dos resíduos que, de outra forma, teriam como destino o aterro sanitário, reduzindo os custos associados à sua recolha, transporte e tratamento e as emissões dos gases com efeito de estufa.

Assim, torna-se possível, por exemplo, reciclar matéria orgânica como folhas, hortaliças, restos de folhas e mesmo restos de fruta e transformá-la em fertilizante natural para o solo.

O Planalto Beirão, que já entregou compostores em concelhos como Vouzela, Mangualde, Penalva do Castelo, Oliveira do Hospital, Nelas, Sátão, São Pedro do Sul, Gouveia e Vila Nova de Paiva, pretende entregar um total de 400 compostores em articulação com os municípios associados.