Geral

25 de 11 de 2021, 12:36

Diário

Câmara de Viseu admite suspender celebrações do Natal e Ano Novo

Fernando Ruas diz que, face ao aumento de casos de Covid-19, o melhor “é prevenir as pessoas e não deixar as expetativas muito elevadas”. Decisão final caberá às autoridades de saúde

Covid-19 passeio Viseu genérico

A Câmara de Viseu pondera suspender as comemorações do Natal e da passagem de ano por causa do aumento de casos de Covid-19. A decisão final caberá às autoridades de saúde.

Nas últimas duas semanas, o concelho já registou mais de 420 novos casos de infeção pelo coronavírus, atingindo mesmo as 10 mil infeções desde o início da pandemia.

Após a reunião desta quinta-feira (25 de novembro) do executivo da Câmara, o presidente Fernando Ruas admitiu aos jornalistas que o melhor nesta altura “é prevenir as pessoas e não deixar as expetativas muito elevadas”.

“Respeitaremos o que vier emanado da Saúde. Nós somos a favor da cultura das instituições e, se nos disserem que é um risco fazer a passagem de ano, não a faremos”, afirmou.

O autarca garantiu que, neste momento, todas as possibilidades estão a ser avaliadas e que a autarquia irá avaliar a realização das festividades, de acordo com a evolução pandémica em Viseu.

Ainda assim, assegurou, a iluminação de Natal no Rossio vai ser ligada já na próxima quarta-feira (1 de dezembro). “Nós esperamos um Natal mais normal, mas estamos naturalmente na defensiva e adequaremos as festividades à cautela que nos for sendo transmitida pelas autoridades de saúde”, concluiu Fernando Ruas.

De acordo com os dados recentemente atualizados pela autarquia e pela Proteção Civil municipal, Viseu já regista uma taxa de incidência de 417 casos por 100 mil habitantes.

A Proteção Civil de Viseu desaconselha “todo e qualquer tipo” de ajuntamentos, nomeadamente a realização de jantares-convívio e festas de Natal, e pede à população “um empenho extraordinário para travar o crescimento de casos observados”.