auditório
desfile carnaval ofrades 2023
Captura de ecrã 2026-01-14 184847
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Câmara de Viseu e ministério da Saúde reúnem para discutir transferência de competências

Câmara de Viseu e ministério da Saúde reúnem para discutir transferência de competências

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu
09.06.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu
09.06.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Viseu e ministério da Saúde reúnem para discutir transferência de competências

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, diz ter enumerado várias preocupações na área da saúde numa reunião que decorreu esta sexta-feira (9 de junho) com o ministério. O autarca recebeu com o adjunto do ministro da Saúde Manuel Pizarro para discutir a conclusão do processo de transferência de competências.

Fernando Ruas diz que é preciso acautelar várias condições, nomeadamente o número de profissionais de saúde ou o estado de conservação dos equipamentos.

“Hoje de manhã recebi um adjunto do senhor ministro da Saúde, que me pediu uma audiência, para voltarmos a falar sobre as competências da saúde”, começou por explicar aos jornalistas no final da reunião de executivo.

“Deixamos alguns problemas, manifestamos a nossa preocupação. As preocupações são todas, mas prende-se com o número de profissionais de saúde ou o estado das instalações e dos respetivos equipamentos”, frisou o autarca.

Entretanto, já chegou à autarquia um novo protocolo que vai agora ser analisado. “Vamos ver se o que veio é melhor e vamos dar a nossa opinião. Disponibilizei-me a ver se o que nos é proposto responde às preocupações do concelho”, disse, acrescentando que neste processo tem estado “rodeado de gente da especialidade”.

Fernando Ruas lamentou ainda que possa vi a acontecer com a saúde o que aconteceu com a ação social, “não precisarem que as câmara assinem o protocolo e seja imposto”.

“Corremos o risco de acontecer o que aconteceu na ação social. Nós estamos a exerce-la, não podem é dizer que foi eu que a aceitei. Mas, vamos exerce-la o melhor que soubermos e pudermos”, finalizou.

Transferência de competências na saúde
Segundo o ministério da Saúde, “a transferência de competências para os órgãos municipais implica a formalização de um acordo com cada autarquia, sob a forma de auto de transferência”.

Entre as competências transferidas estão “os edifícios dos cuidados de saúde primários, bem como a sua manutenção e alguns equipamentos”, “garantir os compromissos assumidos em matéria de novas instalações e de obras de requalificação previstos no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência”, “gestão e a contratação dos trabalhadores inseridos na carreira de assistente operacional para as várias unidades dos Centros de Saúde” ou a “fixação dos horários de funcionamento das unidades de cuidados de saúde de proximidade que se localizem no respetivo território”.

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu

Outras notícias

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar