Geral

21 de 06 de 2024, 19:00

Diário

Câmara de Viseu entrega competências de 1,2 milhões de euros às freguesias

Executivo aprovou a transferência de competências para as juntas de freguesias no próximo ano, com destaque para as reparações em escolas primárias e a manutenção dos espaços verdes

viseu rural freguesias câmara génerico

Fotógrafo: Câmara de Viseu

A Câmara de Viseu aprovou na reunião de ontem (20 de junho) do executivo a transferência de competências para as juntas de freguesias no próximo ano. O investimento ronda os mais de 1,2 milhões de euros.

A proposta aprovada pelo executivo presidido por Fernando Ruas quer alargar as áreas de intervenção em várias competências.

Nas freguesias de Abraveses, Mundão, Lordosa, Ranhados, Repeses e São Salvador e Viseu, as juntas vão ter mais intervenção na gestão e manutenção dos espaços verdes. Já em Ranhados, Repeses e São Salvador e Viseu, também vai haver reforço de competências na limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros.

Na área da educação, serão transferidos recursos com vista à “realização de pequenas reparações” nos jardins de infância e escolas primárias de 20 freguesias do concelho de Viseu.

São elas Bodiosa, Calde, Campo, Cavernães, Côta, Fail e Vila Chã de Sá, Fragosela, Lordosa, Mundão, Orgens, Povolide, Ranhados, Repeses e São Salvador, Ribafeita, Rio de Loba, Santos Evos, São Pedro de France, São Cipriano e Vil de Souto, Barreiros e Cepões e Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita.