Geral

05 de 01 de 2022, 11:57

Diário

Câmara de Vouzela vai investir 19 milhões de euros em 2022

Orçamento foi aprovado na Assembleia Municipal com os votos contra da bancada do PS

Vouzela (Rui Ladeira + vila e Câmara)

A Assembleia Municipal de Vouzela aprovou o orçamento da Câmara para 2022, no valor de 19 milhões de euros.

O documento contou com a votação contra do PS, que acusou falta de tempo para analisar o documento.

Na última Assembleia, o presidente do município, Rui Ladeira, revelou que o orçamento tem “o valor mais elevado" que tem memória e que dará continuidade “ao trabalho e ao dinamismo que têm sido empreendidos nos exercícios anteriores”.

“Este orçamento tem um reflexo muito claro da preparação de algumas ‘gavetas’ onde podemos acorrer para poder fazer alguns investimentos ou resolver alguns problemas estruturais que nos aconteceram, como os rios que ficaram destruídos com as intempéries”, disse.

O autarca enalteceu a delegação de competências nas áreas de educação e saúde e disse que tal vai implicar “receber infraestruturas que não têm o envelope financeiro para estarem potenciadas e preparadas para a prestação dos cuidados”.

O autarca deixou algumas das linhas orientadoras para o orçamento e grandes opções que, garantiu, “continuam a respeitar a regra de ouro do equilíbrio financeiro, onde as receitas são superiores às despesas”.

“Vamos concretizar investimentos importantes para o nosso desenvolvimento seja nas infraestruturas de serviços públicos, como a candidatura à Loja do Cidadão, seja em continuar a captar e ampliar as nossas zonas industriais e a capacitá-las para atraírem investimento, seja em resolver ou melhorar na habitação. A educação é também uma das áreas prioritárias para garantir a qualidade de ensino das nossas crianças”, disse.

Já Alexandra Neves, membro do PS na Assembleia Municipal, criticou o pouco tempo que a bancada socialista teve para analisar o orçamento, bem como a data da Assembleia Municipal que analisou o documento. A sessão decorreu a 30 de dezembro.

“Não é de todo exequível uma análise deste documento em tão pouco tempo. Estamos a falar da aprovação do orçamento para 2022 e parece-me desadequada a data para a realização da Assembleia. Nós temos insistido, ano após ano, na falta de tempo para a análise da documentação e nada foi alterado”, disse.