Geral

16 de 05 de 2022, 11:32

Diário

Campanha solidária quer recolher um quilo de alimentos

Decorre esta semana a quinta edição da Operação Kilo, que vai realizar-se em algumas escolas do país, incluindo o Agrupamento de Escolas do Viso, em Viseu

campanha together international

Fotógrafo: D.R.

Decorre esta semana a quinta edição da Operação Kilo, que vai realizar-se em algumas escolas do país, incluindo o Agrupamento de Escolas do Viso, em Viseu. A iniciativa, organizada pela ONG Together International, arrancou esta segunda-feira (16 de maio) e acaba no domingo (dia 22).

Segundo a organização não-governamental, o objetivo da campanha que visa angariar alimentos “é contribuir para a realização” dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, “ajudando a acabar com a fome e erradicar a pobreza”.

A Together International, que tem projetos solidários em quatro países, explica que a Operação Kilo visa “a recolha de alimentos em diferentes associações colaboradoras, com especial relevância para escolas e universidades”, onde os alunos colaboram com, pelo menos, um quilo de bens alimentares.

“Este projeto é já uma realidade que está a crescer rapidamente em vários países, nomeadamente Portugal, Espanha, Holanda e África do Sul, com grande potencial para se consolidar como um importante programa de assistência humanitária em comunidades vulneráveis”, explica a instituição.

Os alimentos angariados serão entregues, no final da campanha, a uma entidade parceira com capacidade de armazenamento e distribuição aos beneficiários finais. Em 2021, a distribuição dos alimentos recolhidos ficou a cargo das Obras Sociais de Viseu e das delegações de Viseu, Torredeita e Leomil do projeto social ComDignitatis, entre outras instituições.

“Com esta ação conseguimos acrescentar ao programa uma importante componente pedagógica de promoção e transmissão dos valores da solidariedade ativa”, acrescenta a Together.

Na campanha de dezembro de 2020, em Viseu e Lisboa, foram angariados 1.921 quilos de comida e 1.215 euros de donativos, ajudando projetos internacionais em El Salvador e Panamá.

Há dois anos, aderiram à campanha a Escola Secundária de Vila Nova de Paiva, o Agrupamento de Escolas de Sátão, a Escola Secundária Tomaz Ribeiro (Tondela), a Escola EB 2/3 Grão Vasco (Viseu) e o Conservatório Regional de Música de Viseu.