Geral

15 de 01 de 2022, 19:18

Diário

Carla Borges assume presidência da Câmara de Tondela

Vereadora e ex-deputada substitui José António Jesus que pediu a suspensão do mandato

carla borges

Carla Borges assume, a partir deste sábado, a presidência da Câmara Municipal de Tondela de José Antonio de Jesus.

Fatima Carla Dias Antunes Borges, natural de Tondela, foi deputada à Assembleia da Republica na XlV legislatura pelo PSD entre 2019 e 2021.

Suspendeu o mandato de deputada por 180 dias, a partir de outubro de 2021, por ter sido eleita vereadora do PSD na Câmara Municipal de Tondela para o mandato 2021-2025.
Exerceu o cargo de Presidente da Comissão Politica do PSD de Tondela.

Antes de ser deputado, já tinha sido vereadora no executivo liderado por José António Jesus que, no dia 30 de dezembro, pediu a suspensão do mandato por 180 dias por, segundo justificou o autarca na altura, nas semanas anteriores, ter “sido sujeito, em desrespeito absoluto pelo princípio da presunção de inocência”.

José António Jesus, que tinha sido eleito, em setembro, para o terceiro mandato consecutivo à frente da Câmara de Tondela (distrito de Viseu), foi condenado por um crime de peculato e dois de falsificação de documento.

O Tribunal deu como provado que se apropriou de dinheiro público, ao receber pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias, quando na verdade fez as viagens em viaturas do município.