policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Carregal do Sal e Santa Comba Dão têm a melhor água da região. Tondela tem a pior

Carregal do Sal e Santa Comba Dão têm a melhor água da região. Tondela tem a pior

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
11.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
11.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Carregal do Sal e Santa Comba Dão têm a melhor água da região. Tondela tem a pior

As melhores e piores águas da região de Viseu estão em concelhos que são servidos no abastecimento por uma única empresa privada.

A conclusão pode ser retirada a partir do último Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, publicado este ano pela Entidade Reguladora do setor (ERSAR), que mais uma vez avaliou a qualidade da água para consumo humano em cada município do país em 2020.

No ano passado, os concelhos de Carregal do Sal e Santa Comba Dão tinham uma taxa de 100 por cento de água segura a sair para as torneiras. Pelo contrário, Tondela apresenta 95,11 por cento, a pior taxa da região.

Estes três municípios partilham em comum o facto de a água ser fornecida pela Águas do Planalto, uma empresa de capitais privados.

Os números já não são de agora. Em 2019, Tondela apresentava uma taxa de 94,97 por cento de água segura. Santa Comba Dão e Carregal do Sal também tinham a pontuação máxima juntamente com São João da Pesqueira, cuja taxa caiu entretanto para os 99,31 por cento.

Também de acordo com a ERSAR, Viseu não apresenta variações na sua taxa de água segura, que ronda os 99,85 por cento. À frente da capital do distrito está Mortágua – também abastecida pela Águas do Planalto – com 99,86 por cento.

Também com números superiores a 99 por cento aparecem Penedono, Tarouca, Lamego e Cinfães.

Por outro lado, São Pedro do Sul tem a segunda pior água da região com uma percentagem de 96,99 por cento.

A ERSAR avaliou um conjunto de análises para apurar a percentagem de água que é segura para o consumo em casa. No seu relatório, a entidade alerta também para o facto de Tondela não ter fontanários sem desinfeção.

Por causa do seu desempenho, a Águas do Planalto foi distinguida pela entidade reguladora com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano relativo a 2019 e 2020.

“Estas distinções deixam-nos orgulhosos principalmente por serem um reconhecimento, por parte do regulador do setor, ao trabalho que todos os dias efetuamos para proporcionar um serviço de excelência às mais de 61 mil pessoas que temos o prazer de servir através da Águas do Planalto”, afirmou em comunicado António Cunha, presidente executivo da Aquapor, proprietária da empresa que serve os concelhos de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e Tábua.

Além da Águas do Planalto, também foi premiada este ano a Câmara de São João da Pesqueira. Já em 2020, a autarquia de Lamego também tinha sido distinguida.
De resto, a maioria dos concelhos do distrito de Viseu tem a água abastecida pelas próprias autarquias, incluindo Viseu (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento).

Já Cinfães é servido pela Águas do Norte, ao abrigo de uma parceria firmada entre o Estado e o município. A Águas do Norte é controlada pelo Grupo Águas de Portugal, que tem como principal acionista a tutela através da Parpública e da Caixa Geral de Depósitos.

Em 2020, a realização de ações de fiscalização no terreno por parte da ERSAR foi fortemente condicionada pelos confinamentos impostos por causa da pandemia da Covid-19, tendo a entidade reguladora passado a fazer o acompanhamento à distância. Das 54 ações previstas presencialmente, foram realizadas apenas 21 ações durante os meses de janeiro a março.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar