Geral

28 de 02 de 2023, 10:06

Diário

Carreira de sapador florestal aprovada em Vila Nova de Paiva

Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a proposta da carreira de sapador florestal. Trabalhadores com aumento no salário

Sapadores Florestais

Fotógrafo: Igor Ferreira

A carreira profissional de sapador florestal já é uma realidade no concelho de Vila Nova de Paiva. A proposta foi aprovada por unanimidade esta segunda-feira (27 de fevereiro) na reunião da Assembleia Municipal.

Com esta revisão, os trabalhadores passam a ter uma carreira própria e um aumento da remuneração, que ascende os 200 euros, como explicou ao Jornal do Centro o presidente da autarquia, Paulo Marques.

“Com a aprovação da proposta, estamos a valorizar o trabalho destes profissionais, que é muito importante. Os nossos sapadores têm agora uma carreira própria, com uma remuneração própria e melhor do que tinham”, disse.

O autarca explicou ainda que a nova carreira dos sapadores chega com uma “alteração ao mapa de pessoal, a primeira deste ano” e para colmatar uma reivindicação antiga.

“Era uma reivindicação antiga que os sapadores tinham no país inteiro e nós, à semelhança de algumas Câmaras Municipais, também adotamos a nova carreira para os sapadores”, destacou.

Atualmente, trabalham na autarquia cinco sapadores florestais, números que "são suficientes".

"Para já, vamos trabalhando com o que temos e nos foi atribuído. Em termos de competências com o ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas] está tudo tratado, temos cumprido os nossos deveres e para já estamos satisfeitos", finalizou o autarca.