A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Câmara de Viseu anunciou que a casa com cerca de quatro mil metros quadrados na Mata do Serrado vai ser requalificada, passando depois para a alçada da autarquia que poderá colocá-lo à disposição do público, nomeadamente para atividades de caráter cultural e educativo. O anúncio foi feito esta segunda-feira durante a realização da Assembleia Municipal.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, disse que nos últimos meses foi realizada uma avaliação de todas as espécies aebóreas no local e que foram inventariadas 432 exemplares, sendo a sua maioria carvalhos e castanheiros, mas também medronheiros e sobreiros.
“A intervenção realizada foi o menos invasiva possível, considerando que esta é uma Mata e não um Parque Urbano. O objetivo foi garantir o mais possível o conceito original de espaço de natureza, realizando-se algumas podas de manutenção e abates pontuais de árvores em risco de queda, com vista a assegurar a segurança de pessoas e bens”, explicou o autarca.
Aberta desde junho deste ano, a Mata do Serrado tem cerca de 22 mil metros quadrados e é, para Fernando Ruas, “mais um espaço verde que se coloca à disposição da comunidade, em complementaridade com outros espaços verdes, de dimensão considerável, como é o Parque Aquilino Ribeiro e a Mata do Fontelo”.
“Seguramente, não haverá muitas cidades que se possam orgulhar de ter uma manta verde tão diversa e espaçosa quanto esta. Isto dá-nos uma garantia, que é aquilo que também queríamos: a preservação de uma cidade horizontal. Queremos uma cidade ampla, onde as pessoas tenham oportunidade de ver as Serras do Caramulo e da Estrela, sem grandes prédios ou infraestruturas”, disse.