Geral

29 de 04 de 2021, 17:17

Diário

Castelo de Penalva inaugurou novo miradouro com a "mão" de Maria Amparo

Obra foi inaugurada depois de trabalhos de requalificação

mural castelo de penalva

A Junta de Freguesia de Castelo de Penalva, no concelho de Penalva do Castelo, inaugurou recentemente (no 25 de abril) o seu novo miradouro e mobiliário urbano artístico.

O novo miradouro, que resulta da requalificação e arranjo paisagístico de um espaço situado na zona nascente do edifício-sede da Junta de Freguesia, permite uma vista panorâmica sobre o vale do Dão, a ponte romana, o Penedo dos Mouros e a Igreja Matriz de Castelo de Penalva.

Já o novo mobiliário urbano para informação artístico do património da freguesia, conhecido como mupi, é constituído por um painel em azulejo, pintado à mão. Executado pela artista ceramista Maria do Amparo, o mobiliário é constituído por uma representação de 16 elementos identificativos do património religioso das diversas localidades de Castelo de Penalva.

“Fruto do adequado aproveitamento de um afloramento granítico, na entrada da localidade, a freguesia de Castelo de Penalva disponibiliza um espaço no qual é possível desfrutar a beleza da paisagem em conjugação com a representação pictórica de elementos representativos do património e da história coletiva”, refere a Junta em comunicado.