funeral militares
INCENDIOS CASTRO DAIRE E SÃO PEDRO DO SUL 10
Hospital de Viseu (1 of 1)_0
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

As lojas online transformaram a forma como fazemos as nossas compras. Num…

15.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

15.10.24

Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…

11.10.24

por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu

 Inovações no tratamento da coluna

por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense

 Uma realidade… a morrer na praia?!

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Imbróglios televisivos
cuidados paliativos genérico
x
pexels-cottonbro-4114918
Home » Notícias » Diário » Centros de saúde do distrito de Viseu requalificados com o apoio do PRR

Centros de saúde do distrito de Viseu requalificados com o apoio do PRR

 Centros de saúde do distrito de Viseu requalificados com o apoio do PRR
07.06.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Centros de saúde do distrito de Viseu requalificados com o apoio do PRR
18.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Centros de saúde do distrito de Viseu requalificados com o apoio do PRR

Os centros de saúde de São Pedro do Sul, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca e Vouzela vão ter obras com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As autarquias assinaram contratos de financiamento com o Governo para assegurarem os projetos.

Em São Pedro do Sul, o Centro de Saúde local vai ter um novo edifício junto ao atual espaço. Recorde-se que a valência tem passado por um período de sobressalto por causa da falta de médicos, o que levou mesmo a vários encerramentos do seu serviço de urgência.

Segundo a Câmara de São Pedro do Sul, o investimento na obra ronda os cerca de 2,2 milhões de euros, um valor que é apoiado na totalidade pelo PRR. A autarquia assinou o contrato de financiamento esta sexta-feira em Coimbra na presença dos ministros Ana Paula Martins (Saúde) e Manuel Castro Almeida (Adjunto e da Coesão Territorial).

O município de São Pedro do Sul tinha apresentado uma candidatura no âmbito do programa “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas” do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e o financiamento foi depois aprovado.

No novo edifício, que ficará junto ao atual Centro de Saúde, irão passar a funcionar as valências daquela estrutura. Já o Serviço de Urgência Básica mantém-se no edifício já existente “com maior disponibilidade de áreas, permitindo melhorar as condições de ambos os serviços, quer para os profissionais de saúde quer para os utentes”.

“Com este investimento, o Município reitera a importância da melhoria dos serviços de saúde no concelho, nomeadamente do Serviço de Urgência Básica que serve ainda os concelhos de Vouzela, de Oliveira de Frades e de Castro Daire”, sublinha o executivo presidido por Vítor Figueiredo.

No concelho de Vouzela, a requalificação do Centro de Saúde de Vouzela vai merecer um investimento de 1,3 milhões de euros financiado pelo PRR.

Já em Sernancelhe, o Centro de Saúde vai ser igualmente requalificada num investimento de cerca de 170 mil euros. Segundo a Câmara, que assinou o contrato de financiamento também esta sexta-feira no Porto, as obras deverão “iniciar nas próximas semanas”.

A intervenção dotará o Centro de Saúde de Sernancelhe de novas soluções energéticas, de um novo sistema de climatização e de caixilharias, entre outras intervenções. O objetivo é “garantir qualidade e bem-estar aos profissionais de saúde e aos utentes”, salienta a autarquia presidida por Carlos Santos.

“Este contrato decorre da descentralização de competências da Saúde, assumidas pelo Município de Sernancelhe, e vêm ao encontro das exigências então formuladas pelo Executivo municipal no início do processo”, realça o município.

Em Tabuaço, também vai ser requalificado o Centro de Saúde num investimento que vai custar 246 mil euros. Já em Tarouca, o edifício da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados será requalificado e adaptado em obras de melhoria para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Só nas regiões Norte e Centro, o investimento do PRR na requalificação e construção de centros de saúde ronda os 196,7 milhões de euros.

 Centros de saúde do distrito de Viseu requalificados com o apoio do PRR

Outras notícias

pub
 Centros de saúde do distrito de Viseu requalificados com o apoio do PRR

Notícias relacionadas

Procurar