Geral

10 de 07 de 2024, 18:04

Diário

Cerca de 60 pilotos sobem a Rampa do Caramulo este fim de semana

Prova acontece este fim de semana no alto da Serra do Caramulo. Público pode contar com algumas novidades na edição deste ano, revela a organização

rampa do caramulo apresentação

Fotógrafo: Câmara de Tondela

Cerca de 60 pilotos estão confirmados para a Rampa do Caramulo, que regressa este fim de semana (13 e 14 de julho) ao alto da Serra no concelho de Tondela.

A prova conta para o Campeonato de Portugal de Montanha. Esta será a sexta corrida da temporada, faltando apenas três para o fecho do campeonato. A Rampa é organizada pelo Targa Clube e pelo Caramulo Racing Team, que esperam um grande evento de automobilismo.

Na apresentação que decorreu esta terça-feira (9 de julho), Nuno Pinto, do Caramulo Racing Team, disse que está a contar com “mais um fim de semana de festa, de muita adrenalina, muita velocidade e de muitos visitantes”. Segundo o responsável, o número de inscritos faz antever “um cartaz de pilotos muito interessante”.

Garantindo que está “tudo preparado para que seja um grande evento”, Nuno Pinto revelou que, este ano, a prova terá como novidades zonas próprias para o público assistir à passagem dos carros e um mini-bus a transportar os espetadores entre a vila e a rampa, para os visitantes poderem assistir da melhor forma à competição.

Já Fernando Batista, do Targa Clube, disse esperar que “todos os concorrentes tenham uma excelente prova, que tenhamos sorte, e que não aconteça nada às equipas”.

Paulo Magalhães, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), também fez votos para que a Rampa do Caramulo “seja um evento seguro” e agradeceu à autarquia de Tondela “o investimento contínuo nas medidas de segurança necessárias” à realização da prova.

Também esteve presente Nuno Guimarães, vice-presidente da Associação Portuguesa de Pilotos de Automóveis de Montanha, que enalteceu “o investimento do município no desporto automóvel” e parabenizou a organização e a autarquia “porque têm feito um excelente trabalho” e apostado numa melhoria das condições de segurança do traçado, que descreveu como “rápido”.

Já a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, fala da 33.ª edição da Rampa do Caramulo como um “marco histórico” e uma “importante prova do campeonato de montanha, utilizando aquele que é um troço fantástico, bem competitivo”. “Quem vem ao Caramulo, além do ar puro respira automóveis”, frisou esperando que a prova seja feita “com segurança”.

O programa
A 33.ª Rampa do Caramulo terá início neste sábado, às 14h00, com a primeira subida de treinos para os pilotos do Campeonato de Portugal de Montanha e da Rampa Regional. Pelas 15h30, arranca a segunda subida de treinos oficiais do Campeonato de Montanha.

A primeira subida oficial da Rampa Regional decorrerá pelas 16h40 e a do Campeonato de Portugal de Montanha pelas 16h45.

Já no domingo, haverá um aquecimento para os participantes do Campeonato de Montanha a partir das 11h00. Às 12h15, vai realizar-se a terceira subida de treinos oficiais da mesma prova e a segunda da Rampa Regional.

A segunda subida oficial para ambos os campeonatos está marcada para as 13h30. Pelas 14h45, decorrerá a terceira subida oficial do Campeonato de Montanha.