Geral

21 de 09 de 2022, 12:00

Diário

Cerca de 900 alunos de São Pedro do Sul com passes gratuitos

Medida continua num investimento de 210 mil euros por parte da Câmara local

sala de aula escola spsul são pedro do sul

Fotógrafo: D.R./Arquivo

A Câmara de São Pedro do Sul vai continuar a dar passes escolares gratuitos de transporte a todos os alunos do concelho que frequentem a escola pública, num investimento de 210 mil euros que engloba cerca de 900 alunos, anunciou o município.

O executivo presidido por Vítor Figueiredo (PS) oferece também cadernos de atividades a cerca de 400 crianças do primeiro ciclo do concelho num investimento de cerca de 14.700 euros. Para os alunos do ensino superior, a autarquia vai atribuir cinco bolsas de estudo com valores até 300 euros por mês.

Quanto à aquisição de material escolar, a Câmara atribui comparticipações para os alunos de apoio social no valor de 16 euros para os estudantes do escalão A e de 8 euros para o escalão B.

O concelho aderiu também ao Plano de Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões, sendo que, ao abrigo daquele programa, as escolas têm psicólogo, terapeutas da fala, animador sociocultural, técnico de ensino da música e outro de ensino das ciências.

Os meninos de São Pedro do Sul também vão receber fruta duas vezes por semana no lanche nos jardins de infância e nas escolas primárias, além de atividades lúdicas e pedagógicas nas férias do Natal, Páscoa e Verão e também sessões de ginástica e adaptação ao meio aquático nos infantários.

Os jardins de infância e as escolas primárias terão ainda um “circuito bibliomóvel” (biblioteca itinerante). A autarquia irá também comparticipar as atividades da Componente de Apoio à Família e Atividades de Animação e Apoio à Família.

A Câmara de São Pedro do Sul realça que “o investimento na educação é o investimento no futuro”.