Geral

02 de 09 de 2021, 16:12

Diário

Choveu mais em Oliveira de Frades do que em todo o país

Oliveira de Frades registou o valor mais elevado de precipitação por hora em todo o país, entre as 17h00 e as 18h00 de ontem. Vouzela vem logo atrás

inundação

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

O mau tempo que se fez sentir na tarde da última quarta-feira (1 de setembro) na região de Viseu, não perdoou e causou alguns estragos. Os concelhos de Oliveira de Frades e Vouzela foram os mais afetados pela precipitação, segundo confirmou fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ao Jornal do Centro.

Entre as 17h00 e as 18h00, a chuva ‘atacou’ Oliveira de Frades e registou-se o valor mais elevado de precipitação por hora em todo o país - 58,5 milímetros, adiantou a mesma fonte.

No total, os bombeiros foram chamados para 11 ocorrências, das quais nove foram inundações, uma queda de árvore e uma desempanagem de viatura.

Em declarações ao Jornal do Centro, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, Fernando Farreca, explicou que se registaram “alguns danos em habitações e em empresas, mas nada de relevante em termos de danos. Mas, muita água mesmo. Tivemos as equipas no terreno a tirar de garagens, de casas, de fábricas, e alguns carros que ficaram empenados no meio da estrada”.

O concelho de Vouzela também não ficou muito atrás e registou um valor de precipitação por hora a rondar os 27 milímetros, de acordo com dados fornecidos pelo IPMA.

Ao Jornal do Centro, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, Jorge Tavares, adiantou que foram mobilizados para cerca de 15 ocorrências. A maioria foram inundações em caves, quedas de árvores e limpeza de estradas “por causa de toda a chuva”, rematou.

Segundo o IPMA, o distrito de Viseu vai estar em aviso amarelo até às 18h00 desta quinta-feira por causa da trovoada dispersa, com possibilidade de aguaceiros acompanhados por granizo.