Geral

10 de 05 de 2022, 15:44

Diário

Armamar: Cientista regressa às origens para dar ‘aulas’ nas escolas do concelho

Raquel Branquinho regressa esta semana a Armamar para trabalhar com alunos do ensino secundário

cientista em armamar

Fotógrafo: D.R.

Os alunos de Armamar estão a receber ‘aulas’ de ciência nas escolas do concelho. A Câmara tem promovido a série de workshops “Comunicar Ciência tem Ciência”. A cientista Raquel Branquinho regressa esta semana a Armamar, onde estudou quando era criança, para esta iniciativa.

Depois da visita de março aos alunos do primeiro ciclo, em que Raquel Branquinho pude dar a conhecer às crianças a vida invisível das bactérias, a cientista vai agora trabalhar com os alunos do ensino secundário, ao abrigo dos laboratórios criativos do recém-criado GOMA - Academia de Ciências Gomes Teixeira, promovido pelo Agrupamento de Escolas local.

Segundo a autarquia de Armamar, Raquel Branquinho – que trabalha atualmente na Universidade do Porto – vai dinamizar os laboratórios com o objetivo de dotar os alunos de ferramentas “como o desenvolvimento de competências de comunicação, de organização e de trabalho em equipa”, além do sentido de responsabilidade, da gestão de tempo e da tomada de decisões.

“Este trabalho assume especial importância, no contexto atual da crescente chamada da ciência para resolver problemas. Com estas ferramentas os alunos perceberão a importância de comunicar a ciência num tom descomplicado, acessível, próximo e criativo, mantendo a credibilidade da ciência e a confiança das pessoas no trabalho dos cientistas”, acrescenta o município.

As ações têm sido realizadas no âmbito do programa Cientista Regressa à Escola, que leva cientistas de várias áreas do saber às escolas onde iniciaram o seu percurso escolar. Raquel Branquinho é uma cientista natural de Armamar que desenvolve trabalhos na área da microbiologia e é hoje investigadora auxiliar no Research Management & Science Communication Hub da Universidade do Porto.